DECEPÇÃO PETISTA

0
19

A decepção nas urnas é vermelha

 

A onda vermelha sonhada pelo presidente Lula, com vitórias de Dilma Rousseff para a Presidência e Agnelo Queiroz para o GDF, tornou-se uma monumental decepção. A comemoração estava montada no Ginásio Nílson Nélson, com direito à presença dos três, que festejariam em grande estilo a massacrante vitória eleitoral sobre forças que consideram reacionárias e atrasadas. Mas deu tudo errado.

A tentativa de tornar a eleição presidencial plebiscitária já começava a dar mostras de fadiga no Ibope divulgado sábado. A pesquisa de opinião não cravava a vitória de Dilma por causa da margem de erro, que possibilitaria o segundo turno. Além disso, o crescimento de Marina Silva – cujo voto é composto por eleitores tradicionais do PT, desapontados com as recentes intervenções do Palácio do Planalto no pleito e os escândalos que Lula jogou para baixo do tapete – terminou por virar o jogo em favor de José Serra.

No caso do DF, quem forçou o segundo turno foi Toninho do PSOL. E por uma simples razão: a ênfase com que mostrou que a aliança em torno de Agnelo é composta por forças tão heterogêneas, que são grandes os riscos de não conseguir controlá-las. Além disso, o petista teve a seu favor a confusão causada por Joaquim Roriz, que esticou o mais que pôde as possibilidades da sua candidatura. Com a saída da corrida e a colocação de Weslian em seu lugar – que deu completa mostra de que está inadaptada à posição –, além da definição somente sábado que ela era candidata, Agnelo não pode reclamar da sorte.

Para o segundo turno, o cenário é diferente para os dois petistas. Em relação a Dilma, não se pode dizer que o PV vá aderir em peso à personagem. Marina não confia na sua ex-colega de ministério, sobretudo porque há divergências abissais entre elas sobre formas de desenvolvimento. As duas não se entendiam, por exemplo, sobre a construção das usinas hidrelétricas no Rio Madeira. Por causa das críticas, Marina caiu e saiu do PT para o PV.

Fonte: Fabio Grecchi
Jornal de Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui