MAIS
    spot_imgspot_img
    HomeNotasDecisão equivocada da Anatel fecha 60 mil empregos no setor de call...

    Decisão equivocada da Anatel fecha 60 mil empregos no setor de call center

    Medidas equivocadas, anunciadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) divulgadas hoje (19) de bloquear o telemarketing abusivo, estão gerando demissão em massa no setor de call center. A decisão, além de não melhorar os incômodos causados aos consumidores, causa insegurança às empresas.

    Isso porque as ações do órgão regulador estão atingindo, principalmente as empresas que geram empregos e não aquelas que não empregam e utilizam somente equipamentos denominados de robocalls, em chamadas curtas de três segundos. Nos últimos três meses, cerca de 60 mil trabalhadores, a maioria jovens e principalmente mulheres, perderam o emprego, e agora com a nova decisão publicada hoje, as demissões vão aumentar ainda mais.
    A União Geral dos Trabalhadores (UGT) e os sindicatos filiados à central, já haviam se manifestado e procurado uma audiência com o Conselheiro da Anatel Emmanoel Campelo, responsável pela edição dessas medidas. Nosso objetivo, além de evitar a perda de empregos, era encontrar uma forma mais eficiente para evitar as ligações inoportunas, sem que se perdesse empregos. Um dia antes da reunião acontecer, o Conselheiro, sem justificativa plausível, anunciou seu cancelamento.
    Em um país com mais de 10 milhões de desempregados, é uma tremenda irresponsabilidade o que está sendo feito dentro da Anatel. Nós, UGT e dos sindicatos representantes dos trabalhadores do setor, pedimos que a Anatel fiscalize, com seriedade, as “empresas” que perturbam diariamente os brasileiros e que respeitem os trabalhadores e, em busca de uma caminho que atenda à todos, promova uma reunião com todos os segmentos envolvidos, contemplando os sindicatos de trabalhadores e as empresas, que em seu conjunto geram mais 1 milhão de empregos de carteira assinada considerando totalmente a diversidade presente em nossa sociedade, pois o segmento de telemarketing e teleatendimento emprega jovens que estão entrando no mercado de trabalho, mulheres, negros e LGBTQIA+. Acreditamos que, só assim, iremos encontrar uma solução que preserve os empregos e não traga aborrecimento à sociedade brasileira.
    Reforçamos que este não é o momento apropriado para “jogos políticos” e sim de preservar o sustento e o trabalho de milhões de brasileiros e brasileiras.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img