DEFENSOR PÚBLICO RECEBE HOMENAGEM EM SEU DIA

1
11

Defensor Público recebe homenagens em seu dia

Profissionais foram elogiados (Foto: Silvio Abdon/CLDF)

Duas palavras se sobressaíram no discurso que a deputada Liliane Roriz (PRTB) fez hoje (19), na sessão solene proposta por ela em comemoração ao Dia do Defensor Público: agradecimento e reconhecimento. “Agradecimento pela dedicação com que os defensores, mesmo ante as naturais limitações com que se deparam no exercício da profissão, e reconhecimento pelo que fazem para tornar a Defensoria Pública do DF um órgão de excelência”.

Essa foi também a posição do deputado Wasny de Roure (PT), para quem o país não pode se afirmar como a grande nação que pretende ser sem viabilizar os direitos de cidadania expressos na Constituição de 88. Para Wasny, os constituintes consolidaram o papel das defensorias, mas isso não basta se a instituição não receber condições adequadas para atuar.

O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, também manifestou seu especial apreço, sua “paixão” pela Defensoria Pública, em especial a do Distrito Federal que, em sua opinião, é a melhor do país e foi responsável pelo atendimento a mais de 500 mil pessoas no ano passado, ou seja, um quinto da população local.

A conselheira federal e presidente da Comissão Nacional de Advocacia Pública da OAB nacional, Meire Lúcia Mota Coelho, manifestou seu ponto de vista de que a valorização da Defensoria Pública é desproporcional ao trabalho que a instituição executa.

O “doar diário” dos defensores foi apontado pelo subdiretor da Defensoria Pública do DF, Ricardo Batista Souza, como um componente essencial desses profissionais. “A Defensoria é a última porta que o cidadão encontra depois de bater inutilmente em outras portas para fazer valer seus direitos”.

Ainda assim, segundo o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), Luciano Borges, citando números do Ministério da Justiça, 130 milhões de brasileiros ficam sem atendimento por falta de profissionais e estrutura de apoio. Só existem 477 defensores públicos federais, em contraposição a 4.500 juízes federais e do trabalho.

Também se manifestaram em apoio aos defensores públicos o defensor do Grupo de Trabalho Permanente de Assessoria Parlamentar e Políticas Institucionais da Defensoria Pública do DF, Haman Tabosa de Moraes Córdova; o presidente da Associação dos Servidores da Defensoria Pública, Josué Martins Oliveira; o presidente da Associação dos Defensores Públicos do DF, Hamilton Carvalho dos Santos; e o chefe da Coordenadoria de Assuntos Legislativos do DF, Wilmar Lacerda.

Fonte: CLDF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui