Demanda das empresas por crédito tem queda 23,3% em abril, aponta indicador da Serasa Experian

0
32

Busca cresce 4% entre grandes corporações, mas cai 24% entre as micro e pequenas. Serasa Experian disponibiliza iniciativas na internet para apoiar a saúde financeira dos empreendedores

São Paulo, 03 de junho de 2020 – As incertezas econômicas e o ambiente de baixa confiança levaram a busca das empresas por crédito ao patamar mais baixo desde 2008. Dados do Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Créditomostram que houve uma queda de 23,3% na procura por crédito em abril, na comparação com igual mês do ano passado. Trata-se do maior recuo para os meses de abril em 12 anos de série histórica.

A comparação mensal do indicador, sem ajuste sazonal, mostra que também houve queda recorde na passagem de março para abril, com uma retração de 19,5%. Em 2020, a demanda das empresas por crédito já acumula uma queda 6,4%, levando em consideração os quatro primeiros meses do ano.

Micro e pequenas puxam queda da demanda por crédito em abril
Na análise por porte das empresas, o indicador revela que apenas as grandes corporações apresentaram aumento na demanda por crédito, com alta de 4,0% na comparação com abril do ano passado. As micro e pequenas empresas foram as que mais sentiram a retração no crédito, ao apresentarem uma queda expressiva de 24,1%. As médias empresas também diminuíram seu apetite ao crédito, com baixa de 1,1% em abril.

Na avaliação do economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o clima de instabilidade financeira influenciou os resultados de abril, afetando diretamente as empresas de menor porte, geralmente, as mais vulneráveis. “Este momento desafiador tende a impactar mais os pequenos negócios, que têm menos condições para absorver impactos financeiros”, analisa Rabi.

Rabi ainda destaca a baixa confiança como um dos fatores que diminuíram o apetite ao crédito. “O enfraquecimento do mercado doméstico de consumo afetou o fôlego financeiro das empresas, que ficaram mais reticentes em tomarem recursos emprestados sem saber se conseguirão arcar com essa dívida a médio ou longo prazo. Medidas restritivas de circulação de pessoas tomadas recentemente e a diminuição da renda, em virtude do desemprego, são fatores que afetam a confiança do empresariado”, explica Rabi.

Dificuldades são mais sentidas por empresas do comércio
O indicador revela que houve queda generalizada em todos segmentos econômicos na busca por crédito. Empresas do comércio tiveram o recuo mais expressivo (-24,6%), seguido das que atuam no ramo de serviços (-22,7%) e da indústria (-22,0%).

Dados por região revelam que as empresas do Nordeste (-28,1%) e as do Sudeste  (-25,6%) sofreram as maiores baixas na busca por crédito em abril deste ano frente igual mês de 2019. O Centro-Oeste (-19,2%), Sul (-17,7%) e Norte (-17,1%) completam o ranking entre as principais quedas.

Serasa Experian se une ao ‘Estímulo 2020’ para ajudar PMEs que buscam crédito
Preservar a saúde financeira das micro e pequenas empresas é fundamental para garantir empregos e promover a retomada da economia. Para isso, a Serasa Experian se uniu ao ‘Estímulo 2020’, um movimento nacional e sem fins lucrativos que reúne empresas de diversos setores para oferecer educação financeira e crédito on-line de forma descomplicada aos pequenos negócios que estão sofrendo os impactos econômicos do isolamento social.

A iniciativa oferece capital de giro equivalente a até um mês de faturamento das empresas, com juros de 0,33% ao mês e prazo de pagamento de até 18 meses. As empresas que pretendem se candidatar ao auxílio financeiro precisam ter pelo menos três anos de operação e faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 2 milhões. Além disso, é preciso completar um curso online de educação financeira ao preencher os dados cadastrais no site www.estimulo2020.org.

Além desta iniciativa, a Serasa Experian tem feito lives e disponibilizado dicas para apoiar a saúde financeira dos empreendedores, capacitação remota de colaboradores, gestão de pessoas à distância e segurança nas vendas para pessoas físicas e jurídicas – basta entrar no link a seguir e conferir gratuitamente:
www.serasaexperian.com.br/acoes-covid

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa


Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.200 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui