Deputado Robério Negreiros solicita ampliação das ações de combate à dengue para as regiões dos Lagos Sul e Norte

Além da aplicação do fumacê, o distrital também solicitou a atuação da Vigilância Sanitária para que sejam identificados os locais com possíveis focos de doença

O deputado distrital Robério Negreiros (PSD) encaminhou um ofício à Secretaria de Saúde para solicitar a inclusão dos Lagos Sul e Norte na rota do fumacê, uma das estratégias para reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O governo do Distrito Federal decidiu intensificar as ações de controle da doença após o aumento dos casos registrados em Brasília no começo deste ano.

No ofício, Negreiros ressalta a importância da inclusão das duas regiões administrativas por se tratarem de áreas que possuem algumas casas com piscinas abandonadas, o que favorece a proliferação da dengue. Além da aplicação do fumacê, o distrital também solicitou a atuação da Vigilância Sanitária para que sejam identificados os locais com possíveis focos do mosquito.

Mais de 2.000 casos notificados

O primeiro boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde divulgado em 2024 apontou um aumento de 207% nos casos de dengue, o que reforçou a atenção da pasta sobre a doença. Foram notificados 2.054 casos prováveis entre 31 de dezembro de 2023 e 6 de janeiro deste ano, contra 669 casos de 31 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023.

Para a população, é recomendável que, ao perceber a presença do veículo de aplicação do fumacê na rua, abra portas e janelas para o produto entrar. Isso torna o inseticida mais eficiente, uma vez que os mosquitos gostam de ambientes escuros, de sombra, e 94% das larvas são encontradas nos imóveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui