MAIS
    HomeDistrito FederalDia do Gari é comemorado em Brasília com a presença do governador...

    Dia do Gari é comemorado em Brasília com a presença do governador Ibaneis Rocha, serviços gratuitos e atrações musicais

     

    Na manhã desta quinta-feira (16), a capital federal foi palco de uma celebração especial em homenagem aos garis, profissionais que dedicam suas vidas para manter as ruas limpas e seguras

    O Dia do Gari foi incluído oficialmente no calendário de eventos do Distrito Federal por meio do decreto de nº 43.320 em 2022, e para comemorar a data neste ano de 2024, a programação contou com coffee break, solenidade com autoridades, entre elas o governador Ibaneis Rocha, o secretário de turismo Cristiano Araújo e o diretor-presidente do SLU-DF, Silvio Vieira, atrações musicais, serviços gratuitos à comunidade e feirinha com produtores locais no Pavilhão do Parque da Cidade.

    A programação teve início com a abertura dos portões às 07h30, seguida por um coffee break, apresentações da Banda do Corpo de Bombeiro Militar do DF, repentistas do Detran-DF e do cantor Rainner. Em seguida, uma solenidade reuniu o governador Ibaneis Rocha, Silvio Vieira, diretor-presidente do SLU-DF, os secretários de turismo, meio ambiente e da mulher, Cristiano Araújo, Gutemberg Gomes e Gisele Ferreira, respectivamente, o secretário de governo José Humberto Pires e os deputados distritais Thiago Manzoni, Pepa, Rogério Morro da Cruz, Erika Kokay e Chico Vigilante. Renato Pereira dos Santos, profissional da Sustentare, empresa dedicada à limpeza urbana, foi homenageado na cerimônia pela conquista da medalha de ouro em 2024 no Campeonato Mundial de Karatê em Malta.
    Quem abriu a solenidade foi o presidente do SLU, Silvio Vieira, que enalteceu o decreto pelo Dia do Gari, aprovado por Ibaneis, depois de uma luta de 22 anos, com uma folga/ponto facultativo no dia 16 de maio. “Estamos com todo o governo presente pra fazer essa festa para os nossos garis. Eles merecem esse evento. Palmas a vocês que estão todos os dias fazendo o melhor para nossas cidades”.
    Já o governador Ibaneis Rocha disse ser uma alegria poder compartilhar a data com os garis do Distrito Federal. “Quero dizer a todos vocês que nós do governo vamos continuar empenhados para dar a melhor condição de vida para cada um. Então é um dia de agradecimento, um dia de reflexão para toda a população do Distrito Federal da importância desse serviço em nossa cidade. Então fica o meu agradecimento a cada um de vocês e todo o respeito por essa categoria”.
    Após a cerimônia com as autoridades, o cantor Rainer voltou para mais uma apresentação, além de outras atrações na programação como o cantor e gari Marcinho, teatro com servidores do SLU, o show da dupla Wilian e Marlon, além de Rubinho Gaba e Pagode do Vini. Durante toda a manhã, os visitantes e profissionais tiveram acesso ainda a diversos serviços gratuitos como serviços médicos e vacinação contra influenza, covid-19, tétano, hepatite e febre amarela, Ônibus da Mulher com a divulgação sobre o fluxo de atendimento em situações de violência e orientação sobre inscrição nos cursos gratuitos da Secretaria, serviços de orientação jurídica e psicossocial, uma palestra de conscientização sobre o Maio Amarelo, dedicado à segurança no trânsito, entre outras ações. Além disso, quem esteve no evento também teve acesso a uma feirinha com produtos à venda de alguns comerciantes locais.
    Realizado pelo Instituto Cerrado Livre, com o apoio do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, cerca de 5 mil pessoas passaram pelo Pavilhão do Parque da Cidade. O evento também trouxe a campanha “Dia Sem Lixo” convidando a população brasiliense a não colocar lixo para fora no dia 16 de maio em reconhecimento e homenagem aos profissionais da limpeza urbana.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img