MAIS
    HomeBrasilDia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo; conheça os sinais e como é feito o...

    Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo; conheça os sinais e como é feito o diagnóstico

     

    Quanto antes iniciado o tratamento, maior qualidade de vida!

     

    O TEA — Transtorno do Espectro do Autismo, ou autismo, como é comumente chamado, refere-se a uma condição que compromete três áreas do desenvolvimento: interação social, comportamento e comunicação. O paciente com autismo apresenta dificuldades de domínio da linguagem, socialização e desenvolve comportamentos restritivos e repetitivos em diferentes intensidades.

    Não há cura para o transtorno, mas o tratamento traz qualidade de vida para o indivíduo melhorando a comunicação, a interação e o comportamento. O acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da saúde como médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fisioterapeutas, psicopedagogos entre outros.

     

    A pediatra e professora do curso de Medicina da Unic, Karinna Faro, explica que ainda que o autismo seja um transtorno que não tem cura, a criança pode adquirir as habilidades funcionais esperadas para a etapa do desenvolvimento, através das terapias direcionadas. “O número de casos identificados tem crescido bastante, a idade avançada dos pais e a prematuridade vem contribuindo para esse aumento. É muito importante lembrar que quanto mais cedo forem iniciadas as intervenções, melhor será a qualidade de vida da criança considerando o tempo ouro da neuroplasticidade que são os primeiros 2 anos de vida”, esclarece a especialista.

     

     

    Como identificar os sinais?

    Os sinais e sintomas não são iguais em todas as crianças, no entanto as características mais evidentes estão ligadas à comunicação social e à presença de comportamentos disfuncionais.

     

    No comportamento social, destacamos a dificuldade em estabelecer um envolvimento social e de entender expressões e emoções, e a falta de interesse ou dificuldade em estar e brincar com outras pessoas da mesma idade. Pode apresentar uma varredura ocular podre e não sustentada, não respondendo aos chamados pelo seu nome e não percebendo a aproximação de um adulto, por exemplo.

    Na linguagem a criança normalmente apresenta atraso para iniciar a fala, e/ou apresenta dificuldade em usar as palavras como um instrumento de comunicação e expressão.

    Quanto a motricidade, algumas crianças andam na ponta dos pés, fazem movimentos de exaltação com as mãos, andam em círculo, fazem movimentos repetitivos disfuncionais, representando as alterações sensoriais características do espectro.

    A médica ressalta que, em alguns casos, o paciente faz uma seleção alimentar severa, distinguindo por cores, cheiros e texturas o que consegue ingerir, levando a carências nutricionais e alterações intestinais.

     

    Saber como identificar o diagnóstico é uma das mais frequentes dúvidas das mamães e papais. A médica menciona que não há exames laboratoriais (como de sangue) nem de imagem que confirmem o autismo. A avaliação é exclusivamente por métodos de observação, acompanhamento e testes padronizados realizados por um corpo de especialistas no desenvolvimento infantil, que inclui além do médico, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

     

    A pediatra finaliza destacando que, por se tratar de um período muitas vezes delicado para a família, o apoio emocional aos pais é fundamental, explicar sobre a natureza do transtorno e direcionar precocemente para as terapias.

     

     

     

    Sobre a UNIC    

    Fundada em 1988, a Unic foi a primeira instituição privada de ensino superior no Mato Grosso e é uma das universidades mais conhecidas e tradicionais da região, tendo formado milhares de alunos nos cursos presencias e a distância. Com unidades em várias cidades do estado e representatividade em diversos campos de atuação, a instituição oferece cursos de extensão, graduação, pós-graduação lato sensu, além de programas de mestrado e doutorado.  De portas abertas para a comunidade, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unic oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.  Em 2010, a Unic passou a integrar a Kroton.

     

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img