DIRCEU PEDE AJUDA A LULA PARA SE LIVRAR DE ACUSAÇÃO

0
7
Deu no Correio Braziliense

Dirceu pede ajuda a Lula para se livrar de acusação

Ex-ministro, citado como um dos responsáveis pelo esquema de compra de parlamentares, enviou judicialmente oito perguntas ao presidente em busca de subsídios para sua defesa

O ex-ministro José Dirceu (PT) quer a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em documento incluído no processo contra ele que corre no Supremo Tribunal Federal, o deputado cassado apresentou oito questões para Lula responder. Elas tratam dos papéis que Dirceu desempenhou na campanha presidencial de 2002, à frente da Casa Civil e internamente no Partido dos Trabalhadores.

O mais importante é que José Dirceu quer que Lula corrobore a versão de que ele não participou de qualquer negociação financeira na campanha de 2002.

E, no específico, quer ouvir do titular do Planalto que não tratou do acordo entre PT e PL (hoje PR). Segundo o ex-presidente da legenda, deputado Valdemar Costa Neto (SP), o negócio foi fechado em R$ 10 milhões.

O ex-ministro quer o aval do presidente para reforçar sua tese de que não teve qualquer envolvimento no escândalo do mensalão e não fez negociata político-financeira com partidos, com o PT ou com o publicitário Duda Mendonça, responsável pela campanha de 2002 e réu no caso do mensalão.

Dirceu também pede para Lula afirmar se ele, “enquanto exerceu o cargo de ministro-chefe da Casa Civil, administrava questões internas do PT”.

Na pergunta de número quatro, questiona se o presidente pode afirmar se, como ministro, “praticou algum ato indevido para beneficiar entidades privadas”, especificamente no que se refere a crédito consignado.

Um auxiliar do presidente ouvido pelo Correio leu o documento e disse que Lula não responderia a todas as perguntas. Achou descabido questionar o presidente sobre assuntos internos do PT.

“Essa pergunta é para o Genoino”, afirmou, citando o deputado José Genoino(1) (PT-SP), também réu no mensalão, que na época era o presidente da legenda.

Assinante do jornal leia mais em Dirceu pede que Lula estenda a mão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui