ELEIÇÕES 2010 – Distrito Federal: Cheiro de primeiro turno

0
8
ELEIÇÕES 2010 – DISTRITO FEDERAL
Cheiro de primeiro turno

Isabel Paz, do Jornal de Brasília

O instituto Dados, Pesquisa, Opinião & Mercado amplia a vantagem do ex-governador Joaquim Roriz (PSC) na disputa para o Palácio do Buriti com 44% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Seu principal adversário, o petista Agnelo Queiroz, permanece em segundo lugar com 24% do eleitorado. Os dados foram computados entre os dias 31 de julho e 5 de agosto, tendo 2.500  entrevistados. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) com número de 24.055/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número de 21.885/2010.

Nada parece ser capaz de abalar o homem que governou por quatro vezes o DF. Após ter o registro de candidatura impugnado na última semana pelo TRE e ser citado em novas denúncias de corrupção – trazidas pela revista Veja na edição de final de semana, que envolve o ex-governador em suposto pagaento de propina a um “laranja” – Roriz não apenas manteve seu eleitorado como cresceu nas pesquisas. “Não adiante achar que eles vão me tirar dessa forma. Estão é provocando a ira no povo”, disse Roriz.

Animado, ontem o representante da coligação Esperança Renovada fez campanha na feira da Torre de TV, onde foi recebido por centenas de pessoas. “Tenho mais de 50% dos votos e vou chegar a 75%”, dizia Joaquim Roriz.

Mas os 20 pontos percentuais de diferença caem quando a pesquisa é espontânea. Nela, Roriz se mantém a frente com 29,3% dos votos e Agnelo com 16,1%. Toninho do PSOL aparece com 0,9 e Rodrigo Dantas (PSTU) com 0,2. Eduardo Brandão (PV) não recebeu voto. Segundo informou a Diretora-Geral da Dados, Beth Flamínio, a pesquisa tem um intervalo de confiança de 95% com uma margem de erro de
2%.

Embora os números estejam bem abaixo das últimas pesquisas divulgadas, o índice de rejeição de Roriz permanece maior do que de Agnelo. O petista tem 21,6% de resistência enquanto Roriz aparece com 22,4%. Considerando a possibilidade de impugnação da candidatura de Roriz, a Dados consultou a transferência de votos. Agnelo Queiroz alcança 17,9% das intenções  e Toninho do PSOL cresce com 6,4%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui