Eleições 2014 A novidade na pesquisa do Ibope

0
6

Ricardo Penna

A coluna do jornalista Cláudio Humberto divulgou  uma pesquisa realizada pelo IBOPE e encomendada pelo PR, com 602 entrevistas, aplicadas entre os dias 5 e 12 de julho, no Distrito Federal,  com alguns cenários para as eleições de governador. Alguns resultados são esperados, outros surpreendentes e um passou despercebido.

 É esperado que apenas 19% estejam interessados nas eleições para governador. Falta mais de um ano para o pleito e os cidadãos estão tentando fugir da inflação, correndo atrás de suas dívidas ou cuidando do cotidiano. Os eleitores, em todas as pesquisas, perguntados se estão interessados em política sempre mostram distância e desatenção.

 É surpreendente que Arruda tenha 13% das intenções e lidere em todas as simulações como também é impressionante o fraco desempenho do governador Agnelo na pesquisa. O episódio da Caixa de Pandora que culminou com a prisão de Arruda seria, em tese, capaz de derrubar um elefante. Mostrar fôlego depois de vários tiros de canhão e superar o atual governador é um feito notável.

 Por fim, passou despercebido que a soma de todos os votos na intenção estimulada para governador alcance apenas 42%. Cadê o resto? Porque 58% dos entrevistados não escolheram nenhum dos nomes apresentados?  Quase 60% do eleitorado não quis escolher nenhum dos nomes no cartão! A grande notícia da pesquisa IBOPE/PR é o nível de rejeição aos nomes da lista. A grande novidade é que existe espaço para outros candidatos não incluídos no levantamento.

 

 

Fonte: Estação da Notícia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui