ELEIÇÕES 2020: ´redes sociais não garantirão vitória`, afirma guru dos votos

0
45

Por Osmar Bria*

De acordo com Osmar Bria (Foto), master political coach que já treinou mais de 10 mil pré-candidatos virtualmente durante a pandemia, diferente do que aconteceu em 2018, existem outros fatores que serão mais decisivos no pleito deste ano

As redes sociais não irão garantir vitória aos candidatos das Eleições Municipais deste ano, marcadas para começar no dia 15 de novembro. É o que diz Osmar Bria, master political coach conhecido como “o guru dos votos”. Na visão dele, as pessoas estão se agarrando às novas ferramentas e estão esquecendo outros fatores importantes na hora de conquistar o voto.

O analista comportamental garante que se a pessoa não é um fenômeno das redes sociais, certamente não será por lá que ela vai vencer. “Vejamos, o voto do vereador é o voto de uma minoria da população. Chamamos de voto proporcional justamente por isso. Sendo assim, o principal foco deste pré-candidato é encontrar esse grupo. Com certeza essa minoria mora ao lado, é presencial. Por isso a formação e gerenciamento de uma rede de relacionamento desse tipo é fundamental”, garante o guru.

Bria, autor dos livros “A Fórmula do Voto” e “Mulher, Emoção e Voto”, já treinou mais de 10 mil pessoas virtualmente durante a pandemia da Covid-19. O foco é o pleito municipal. “É possível observar um desânimo nas nominatas de vereadores por todo o país. O pré candidato está perdido. Nos tempos de Covid-19, ele não pode simplesmente ir até a rua. Com a impossibilidade de fazer reuniões com muitas pessoas, o candidato entra em uma espécie de “depressão eleitoral”, que é normal que aconteça durante a campanha. Porém, ela é tratada com o movimento. Sem movimento, os momentos de dúvida vão assumindo o controle”, diz.

Osmar Bria ganhou grande notoriedade a partir das eleições de 2018, quando treinou diversos candidatos e ajudou a eleger 30 deputados e um governador, acumulando 2 milhões de votos ao todo. Na visão dele, os pré-candidatos que pretendem surpreender nas eleições devem focar em estratégias simples e assertivas. Já os partidos, devem investir em qualificar as nominatas, proporcionando treinamentos que façam desses candidatos postulantes reais a uma vitória nas urnas. 

“A motivação é um fator determinante. Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, é possível trilhar um caminho de sucesso no pleito eleitoral. Entretanto, é necessário lembrar sempre que as redes sociais, sozinhas, não vão te levar a vitória.  A campanha começa ao seu lado”, ressalta Bria.

Mesmo assim, o analista comportamental acha que as redes sociais podem ajudar se forem utilizadas corretamente. O Whatsapp, por exemplo, é apontado por ele como uma ferramenta muito mais efetiva que o Instagram ou Facebook.

“Se fosse pra definir uma rede protagonista, certamente seria a eleição do WhatsApp. O Instagram é uma forma de comunicação onde você depende que alguém simplesmente resolva te conhecer melhor e vá até lá de forma espontânea. Com o WhatsApp, o contato um a um é muito melhor e a plataforma permite que você organize suacampanha através do smartphone, ao usar as ‘Listas de Transmissão Inteligentes’. Com elas, é possível falar com um grande número de pessoas sem perder o contato individual, finaliza.


* master political coach conhecido como “o guru dos votos”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui