ELIANA PEDROSA E OS HEMOFÍLICOS

1
5

Audiência pública debate tratamento a hemofílicos nesta quinta-feira

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza nesta quinta-feira (17), às 10h, audiência pública para debater o tratamento aos portadores de hemofilia. De autoria da deputada Eliana Pedrosa, o encontro buscará alternativas para a melhora no atendimento aos hemofílicos, que reclamam da mudança de protocolo para retiraram os medicamentos necessários.

De acordo com Eliana, que acompanhou de perto o drama de diversas famílias, a Secretaria de Saúde precisa dar alternativas para facilitar a vida dos hemofílicos. “Para que mudar o que estava dando certo? A reclamação parece-me procedente e os pacientes estão ansiosos sem saber como ficará o tratamento daqui para frente”, afirmou.

Em fevereiro, a Secretaria de Saúde decidiu transferir do Hospital de Apoio de Brasília (HAB) para a Fundação Hemocentro a entrega dos medicamentos de coagulação sanguínea. Além disso, decidiu entregar semanalmente os remédios, que antes eram retirados mensalmente da unidade hospitalar. Pais de pacientes e os próprios hemofílicos reclamam da dificuldade de locomoção para ter acesso ao tratamento.

O evento conta com as presenças confirmadas do secretário de Saúde, Rafael Aguiar Barbosa, do diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS, Adalberto dos Santos, da diretora-presidente do Hemocentro de Brasília, Beatriz Soares, do diretor do Hospital de Apoio de Brasília, Alexandre Lyra, da procuradora do Ministério Público de Contas do DF, Claudia Fernanda Pereira, do Dr. Marinus Marsico, do Tribunal de Contas da União, e da presidente da Federação Brasileira de Hemofílicos, Tânia Pietrobelli.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui