Em busca de uma identidade própria

Durante um ano e sete meses, o administrador José Benevenuto Estrela tem trabalhado para criar uma cara para o bairro e lançou o programa “Park Way: cidade que amo e cuido”

DAISE LISBOA
dlisboa@jornalcoletivo.com.br
  Redação Jornal da Comunidade

 

Benevenuto tem ouvido as reivindicações da população para promover açõesFoto: DivulgaçãoBenevenuto tem ouvido as reivindicações da população para promover ações

O administrador José Benevenuto Estrela diz que tem de criar uma identidade para a cidade. Para isso, tem feito um mapeamento das necessidades da comunidade local com a ajuda de assessores que visitam os moradores para traçar um perfil de quem mora na região.  “Começamos fazendo um levantamento de todas as necessidades da população. Quando assumimos, a cidade estava muito suja, com muitos buracos, lixo nas ruas e a questão da segurança desprezada”, enumera o administrador. “Fizemos trabalhos de recapeamento, tapa-buraco e limpeza”, conta. 
Com as entrevistas aos moradores, ele descobriu que algumas outras obras precisavam ser feitas, como uma praça. “Estamos tentando criar um ponto de encontro com uma praça na Quadra 14, onde já existe um feirinha. Queremos transformar aquela feira de talento numa praça para ponto de encontro da comunidade”, reforça o administrador.
Benevenuto Estrela é morador do bairro há 25 anos. “Quando penso em encontrar a comunidade do Park Way não sei onde ela está. Essa vontade de criar essa identidade e um ponto de encontro onde se possa discutir os problemas da cidade tem sido acatada pela população”, avalia.
Em busca dessa identidade a atual administração regional criou o programa “Park Way: cidade que amo e cuido”. “Vamos em duplas, em cada condomínio, em cada morador, e fazemos um levantamento naquela região com lideranças, moradores e síndicos. É feito um questionamento sobre as reivindicações deles, qual o nível de cultura, quais os problemas da região”, explica. Após a pesquisa, é agendada uma reunião daqueles moradores com o administrador, quando é apresentado o planejamento estratégico da administração de 2011 até 2014, mostrando o que foi realizado até aquela data e são colhidas mais informações da comunidade para dar direcionamento às propostas da própria comunidade. “Essa visita que a gente faz busca ouvir a comunidade de forma que possamos errar menos nas nossas ações”, afirma Benevenuto.
De acordo com o administrador do Park Way, um dos projetos prioritários da sua gestão é mudar o local da sede da administração, que funciona no Núcleo Bandeirante. “A proposta seria passar para a Quadra 10 do Park Way, porque é mais central e não seria só administração e o centro administrativo que pudesse trazer outros serviços como segurança, posto de saúde e outros necessários à população”, esclarece.
José Benevenuto diz que já levou o projeto ao governador e que ele foi simpático à mudança. “É uma obra que precisa de todo um trâmite, aceitação do lote. É um projeto que tem de ser estudado, mas temos de levar em frente. É a identidade do Park Way. Mas não será de imediato”, garante.
Para o administrador, outro ponto forte é fortalecer a feira do agricultor de Vargem Bonita, feita pelos moradores que estão na região desde 1957, uma comunidade japonesa que continua produzindo e vendendo seus produtos no Ceasa.
Outro questionamento do administrador é quanto a ideia que se tem do Park Way. “Onde começa e onde termina o Park Way? Aqui não temos, por exemplo, um monumento na entrada da cidade que indique que aqui é o Park Way”.
Benevenuto diz que a comunidade tem gostado do projeto Park Way: cidade que amo e cuido. “Todos têm participado, o que nos permite estar inteirados da realidade e isso nos ajudar a conduzir essa cidade de uma forma racional”.

 

Obras na cidade
O administrador enumera as diversas obras realizadas na região. “Nós fizemos balões no Park Way na Quadra 26, sinalização e quebra-mola. Foi feita uma ponte que liga ao Coqueiro de Ipê. Também uma terraplenagem na Vargem Bonita, na área rural, onde havia muito buraco”, destaca.
José Benevenuto conta que foram instalados três pontos de encontro comunitários (PECs), que há outros cinco em andamento, assim como está em execução a cobertura de uma quadra de esporte na Coqueiro de Ipê e outra na Vargem Bonita. “Não podemos esquecer do viaduto que liga o Núcleo Bandeirante que faz a ligação e a melhoria do trânsito que beneficia mais de 150 mil pessoas que passam no local todos os dias”, destaca.

PERFIL
José Benevenuto Estrela é natural de Ipameri (GO), está em Brasília há 38 anos. Bancário e advogado, está aposentado há 15 anos pela Caixa Econômica Federal. Ele conta que foi chamado pelo deputado distrital Chico Leite (PT) para trabalhar na política e nunca mais a deixou. Passou pelas secretarias de Meio Ambiente, Segurança e de Governo, além da Câmara Legislativa. Agora veio colaborar com o governo Agnelo Queiroz na administração do Park Way.

 

 

 

Fonte: Jornal da Comunidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui