Confira os cursos para se preparar para o mercado de trabalho
A área de Tecnologia da Informação ocupa o terceiro lugar no ranking das formações que mais vão gerar empregos no Distrito Federal até 2027. Serão 36 mil novas vagas, de acordo com o Mapa do Trabalho Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O setor também é o terceiro com maior necessidade de formação inicial entre 2025 e 2027.
“Startups de desenvolvimento de softwares e aplicativos mobile despontam como um dos campos mais promissores. Carreiras como desenvolvedor de sistemas Full Stack, analista de dados, especialista em segurança cibernética, administrador de redes e arquiteto de soluções em nuvem estão em alta demanda”, afirma o professor Washington Fábio de Souza Ribeiro, coordenador dos cursos de TI do Centro Universitário UNICEPLAC.
Vinícius Garcia Aguiar Magalhães, estudante do 5º semestre do curso de Engenharia de Software no UNICEPLAC, já está trilhando sua carreira na área com um estágio em TI. “Atuo com suporte técnico em TI e infraestrutura. Para conquistar esse estágio, passei por diversos processos seletivos. A formação é muito valorizada e o curso é bastante completo, apresentando diferentes caminhos na área de tecnologia que podemos seguir”, destaca o estudante.
Confira alguns cursos indicados para quem busca se profissionalizar na área:
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Neste curso, o foco é formar desenvolvedores de software. O estudante aprende desde ferramentas de desenvolvimento, lógica de programação e algoritmos até alcançar o que se chama de programação Full Stack. “Trata-se de um programador completo, que entende de linguagem orientada a objetos, programação web e mobile”, explica o professor Washington.
De acordo com o coordenador, essa graduação tem sido referência para empresas de TI, pois capacita profissionais para a transformação digital das organizações, codificando ideias e criando sistemas e aplicativos específicos para diversos nichos de negócios. “Atualmente, é uma das carreiras que mais contrata no Brasil e no mundo, abrindo oportunidades nacionais e internacionais, inclusive no modelo home office”, destaca o professor Washington. O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do UNICEPLAC é de graduação tecnológica, presencial, com duração de 2,5 anos.
Engenharia de Software
O profissional formado em Engenharia de Software desenvolve, gerencia e testa softwares, aplicativos, plataformas digitais, programas e jogos. Com a crescente busca das empresas por tecnologia para facilitar e gerenciar processos, a demanda por mão de obra na área aumenta continuamente. “Nesta graduação, os estudantes aprendem sobre o ciclo de desenvolvimento de um software, desde os processos iniciais, passando pela gestão de projetos até o funcionamento da engenharia de sistemas e requisitos. Eles também estudam como armazenar e garantir a segurança de um software”, explica o professor Washington.
“Com a alta demanda, muitos estudantes que fazem estágio são contratados assim que concluem o curso, construindo uma carreira de longo prazo na mesma empresa”, acrescenta o coordenador. O curso de Bacharelado em Engenharia de Software do UNICEPLAC é presencial e tem duração de 4 anos.
Ciência da Computação
Novo no UNICEPLAC, o curso de Ciência da Computação se destaca por oferecer uma formação abrangente em TI. “O aluno estuda várias disciplinas que o capacitam a atuar em qualquer área da tecnologia da informação. Ele pode trabalhar em infraestrutura, segurança, backup, desenvolvimento ou até mesmo como gestor de TI”, orienta o professor Washington. De acordo com o coordenador, o profissional formado em Ciência da Computação pode atuar em empresas de diversos setores ou optar por trabalhar de forma autônoma, oferecendo serviços de maneira flexível e independente.
O curso de Bacharelado em Ciência da Computação do UNICEPLAC é oferecido na modalidade EAD, com metodologia híbrida, combinando teoria on-line e práticas presenciais. A duração é de 4 anos.
Mais informações: https://www.uniceplac.edu.br/