MAIS
    spot_imgspot_img
    HomeNotasEnfermeiras do Centro Obstétrico do HRG fazem quadros para eternizar o parto

    Enfermeiras do Centro Obstétrico do HRG fazem quadros para eternizar o parto

    Mães recebem quadros personalizados e desenhos das placentas para recordar momento tão mágico

    JURANA LOPES

    No Distrito Federal, com o objetivo de humanizar ainda mais e eternizar o momento do parto, a equipe de enfermeiras do Centro Obstétrico do Hospital Regional do Gama (HRG) decidiram confeccionar quadros personalizados com a história do parto de cada paciente atendida no local.

    A ideia foi da enfermeira obstetra do HRG Lorena Dias Fernandes, que viu alguns quadros de nascimento em uma rede social e decidiu fazer para entregar para suas pacientes.

    “Eu sempre gostei de fazer letters, e comecei a entregar para as mães em cada plantão como forma de eternizar esse momento tão especial. As mães ficam encantadas, porque são quadros customizados, perguntamos se elas querem que a gente coloque algo personalizado e elas adoram o resultado”, afirma.

    De acordo com Lorena, todas as mães ficam agradecidas e imensamente felizes quando recebem o quadro. Antes, somente as pacientes atendidas pelas enfermeiras obstetras recebiam o mimo, mas como o retorno está sendo bastante positivo, todas as mães passarão a receber o quadro que eterniza o parto. Para isso, elas pensam em deixar alguns modelos semiprontos para facilitar a entrega em maior quantidade.

    Há dois anos as enfermeiras já faziam os desenhos da placenta e entregavam às pacientes do HRG e há um mês, elas decidiram fazer também o quadro personalizado com as informações do parto.

    “Todas as mães e famílias aprovaram a iniciativa. As enfermeiras realizam esse lindo trabalho até mesmo quando os bebês são natimortos, desenhando os pezinhos com as asas para eternizar o momento do parto”, explica Rayanne Balbino, chefe do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do HRG.

    O trabalho tem sido tão reconhecido que a família do pequeno Théo, nascido em 29 de setembro, filho de Bárbara Borges e Gustavo Alkimin, procurou o NQSP para agradecer ao atendimento dado no Centro Obstétrico do HRG, em que todos relataram que a família teve uma experiência bem acima das expectativas.

    “Nosso objetivo é acolher toda a família e reduzir o número de mortes. Além disso, humanizar a assistência ao parto, trabalhando o fortalecimento das práticas adotadas no CO para que o parto seja uma experiência lembrada sempre com muito amor e carinho”, finaliza Rayane.

    Todas as imagens e informações utilizadas para confecção dos quadros são autorizados e repassadas com o consentimento das pacientes.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler