Enfim bancários do BRB elegerão um funcionário para o Consad

0
12

Foi árdua e demorada a luta do Sindicato para assegurar a eleição de um funcionário de carreira para compor o Conselho de Administração do BRB (Consad), conforme já é prática nas estatais do governo federal. Após a recusa do governo Agnelo em implantar a eleição no DF, seguindo o mesmo modelo implantado pela presidenta Dilma, a entidade sindical articulou na Câmara Legislativa (CLDF) e, com apoio decisivo do deputado distrital Chico Leite (PT), conseguiu, ainda em 2013, a aprovação de lei distrital assegurando o pleito.

O governador Agnelo, em 2014, vetou integralmente o projeto de lei, veto que foi derrubado pela Câmara Legislativa do DF no final daquele ano, convertendo assim a medida na lei 5.416/2014, que determina a inclusão no estatuto das estatais do DF da previsão da eleição.

Agora no primeiro semestre de 2015, o Sindicato cobrou do BRB a alteração em seu estatuto para incluir o processo. Em abril passado, a assembleia de acionistas do banco aprovou as alterações estatutárias que foram submetidas ao Banco Central e referendadas pelo órgão regulador no mês de agosto, concluindo assim uma verdadeira saga na luta pela democratização do Consad do BRB.

“Foi uma luta dura, porém nunca desanimamos em busca deste instrumento que contribuirá sobremaneira para que os funcionários do BRB possam de alguma forma participar da discussão dos rumos estratégicos do banco”, ressalta o diretor do Sindicato Antonio Eustáquio, que também é bancário da instituição.

E acrescenta: “é o Consad que traça as diretrizes para o BRB e, agora, enfim, teremos um assento neste órgão, levando a posição dos funcionários sobre o destino desta instituição que pertence à sociedade”.

O Sindicato agora cobra do banco a formação, o mais rápido possível, de comissão para elaborar o processo eleitoral. Por força da lei, a entidade sindical deverá compor esta comissão.

Fonte: Sindicato dos Bancários do DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui