Manoel Pereira Xavier, pastor evangélico, vice-presidente da ADEB – Assembléia de Deus de Brasília, membro do conselho da FATADEB- Faculdade Teológica da Assembléia de Deus de Brasília, graduado em teologia e filosofia. Nascido em 27 de janeiro de 1973, natural de Vazante-MG. É casado há 31 anos com Maria Marta Xavier psicopedagoga e filósofa, onde constituíram uma família de três filhos e quatro netos. Ele concedeu entrevista exclusiva ao Blog. Confira:
BDS – Qual tem sido seu papel na Igreja Assembleia de Deus de Brasília (ADEB)?
Pr Manoel – Tenho atuado em diversos trabalhos sociais há mais de 30 anos, e atualmente sou responsável pelo gerenciamento de Creches em diferentes cidades satélites do Distrito Federal. Recentemente me licenciei do cargo para disputar o mandato de deputado federal.
BDS – Qual é a sua história de vida?
Pr Manoel – Minha trajetória é marcada por lutas e conquistas. Na infância com apenas oito anos de idade já trabalhava engraxando sapatos e vendendo jornais nas ruas, e desde criança já era responsável, honesto e trabalhador. Estudei em colégio católico chamado ASP- Ação Social do Planalto, uma organização não governamental, que surgiu no Distrito Federal com o objetivo de atender as crianças e os adolescentes de baixa renda, promovendo a eles educação, alimentação, profissionalização e carinho. Daí nasceu em mim o desejo de também lutar pelo social, desejo esse que trago comigo até hoje, porque cuidar das pessoas é dom e creio que tenho esse dom.
BDS – Quando teve início seu ministério pastoral?
Pr Manoel – Meu ministério iniciou-se no ano de 1989 onde fui chamado para pastorear a 1°igreja localizada na quadra 113 de Samambaia – DF. As dificuldades eram muitas, não era uma tarefa fácil ser pastor, mas mesmo diante de todos os obstáculos Deus me deu vitória, e assim meu ministério foi crescendo e Deus abriu todos os caminhos e derramou da sua graça, em todas as igrejas que fui pastor o trabalho cresceu, deu muitos frutos e prosperou. Ao passo que pastoreava em igrejas também me preocupava com as comunidades e com a população. Dei início aos projetos sociais, e em 1993 me foi confiada a gestão da creche Pastor Francisco Miranda, localizada na quadra 314 – Samambaia Sul, onde atendia cerca de 150 crianças de 2 a 5 anos de idade. O intuito era ajudar as mães que precisavam trabalhar, mas que não tinham um lugar seguro para deixar seus filhos.
BDS – Por quê decidiu se candidatar a deputado federal nestas eleições?
Pr Manoel – Sou um soldado e obedeço o comando da minha igreja que tanto amo. Uma comissão política foi criada e após análises e estudos, chegou-se à conclusão de que a ADEB tinha condições de lançar candidatos próprios à Câmara Legislativa do DF e Câmara dos Deputados. A comissão fez uma pesquisa e concluiu que meu nome seria colocado para ser candidato a deputado federal e o nome do presbítero Iolando Almeida para ser candidato a deputado distrital. Aceitamos o desafio e ao mesmo tempo nos sentimos honrados com o apoio de nosso presidente, pastor Orcival Xavier e de toda a ADEB. Temos o compromisso de bem representar nossa igreja e seguimento no legislativo local e nacional.
BDS – Que bandeiras pretende lutar contra na Câmara dos Deputados?
Pr Manoel – Vou lutar com todas as minhas forças e convicções morais, éticas e religiosas CONTRA a implantação da ideologia de gênero dentro das escolas, a pedofilia, a legalização do aborto, erotização e sexualização precoce, a influência abusiva dos meios de comunicações, o infanticídio, a instalação de banheiros unissex nas escolas, violência física, psicológica e emocional para com as crianças, negligência e abandono da criança, exploração do trabalho infantil e o feminicídio. A família tradicional é maioria no Brasil e um pequeno mas barulhento grupo tentar desvirtuar valores morais para atingir as famílias e consequente a nação. É preciso impor freios aos constantes ataques às nossas crianças. É preciso que o Brasil se volte para Deus e para a educação e para o patriotismo.
BDS – O senhor falou sobre o que lutará contra. E a favor? Quais são seus projetos?
Pr Manoel – Minha equipe e eu já elaboramos um plano de trabalho para apresentarmos projetos revolucionários para a educação e a assistência social. Vou lutar a FAVOR da proteção, amparo e assistência às famílias, garantia dos direitos das crianças e adolescentes, idosos, mulheres e pessoas com necessidades especiais, criação de programas governamentais de assistência social que garantam alimentação, moradia e assistência médica adequadas para as crianças e famílias de baixa renda, criação e ampliação de unidades de acolhimento e proteção às crianças afastadas temporariamente de seu núcleo familiar, vítimas de abandono e maus tratos entre outros projetos importantes para a família brasileira.
BDS – A Assembleia de Deus de Brasília foi a primeira denominação evangélica a apoiar Eliana Pedrosa (PROS), candidata ao Governo do Distrito Federal. Por quê decidiram por ela?
Pr Manoel – Ouvimos vários candidatos, mas a única que definitivamente parou para verdadeiramente nos ouvir foi Eliana, que se comprometeu a lutar pela causa social que tanto defendemos. E a direção da ADEB entendeu que ela reúne qualidades suficientes para fazer um governo justo, progressista e desenvolvimentista para a geração de empregos e melhoria na qualidade de vida de nossa gente. Por outro lado, faço parte do PROS, partido que abracei desde seu início o qual Eliana se filiou e é candidata a governadora. Temos a convicção de que estamos no caminho certo. Ela é cristã, trabalhadora, reconhecida gestora pública e acima de tudo ama nossa cidade. Com fé em Deus e muito trabalho, creio que Eliana será a próxima governadora do DF e eu estarei no Congresso Nacional apoiando seu governo e meu irmão Iolando estará colaborando na Câmara Legislativa do DF, porque quando o justo governa, o povo se alegra. Precisamos resgatar a alegria da população do Distrito Federal, com ações humanas, responsáveis e inovadoras. Quando Eliana começou, começou do zero e lá estávamos com ela. Agora, ela está em primeiro lugar nas pesquisas e continuamos com ela, que ao contrário de outros candidatos, é ficha limpa e ainda tem o apoio da família Roriz.
BDS – O que o senhor espera do eleitor brasiliense nestas eleições?
Pr Manoel – Que vote com a razão. Que veja a vida, a trajetória e a ficha dos candidatos. Votar em quem é acusado de corrupção ou até mesmo estar denunciado por corrupção, não vale a pena. É preciso ter gente com ficha limpa que seja contra a bandidagem que assalta os cofres públicos. É preciso separar o joio do trigo e eleger pessoas que não defendam seus próprios interesses, mas sim, que defendam a nossa cidade, a nossa gente. E que acima de tudo, que vote em quem acredita em Deus, respeita o próximo e que trabalha muito. Só assim mudaremos o DF e o Brasil, tendo fé, respeito ao nosso semelhante e muito trabalho.
BDS – O que o eleitor brasiliense pode esperar do senhor na Câmara dos Deputados, caso seja eleito deputado federal?
Pr Manoel – Minha lealdade, compromisso e trabalho por um DF melhor. E representarei com humildade e trabalho a ADEB e as muitas outras igrejas que estão me apoiando nesta eleição. Quero fazer a diferença na Câmara dos Deputados e bem representar o seguimento evangélico de nosso querido DF.
Fonte: Donny Silva
Atua em defesa da família e vai lutar a favor das crianças, pois acredita em um futuro melhor para o Brasil.
Mais um que a família Xavier vai tentar, fazer com que os membros sejam iludidos
Quanta Hipocrisia numa só entrevista … Tentando transformar a igreja em curral eleitoral .