Estádio ecologicamente correto

0
21


Reaproveitamento e economia de consumo de água são destaques do Momento da Copa

 

A edição desta quinta-feira do programa de rádio semanal Momento da Copa destaca a construção de quatro reservatórios no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha para o reaproveitamento da água captada da chuva. O programa será transmitido pela rádio Cultura FM (100,9) às 8h, com reprise às 18h, e estará disponível também na página da

AGÊNCIA BRASÍLIA.

 

O coordenador do Comitê Organizador Brasília 2014, Sérgio Graça, informou em entrevista ao programa de rádio que o reuso da água pode representar economia de até 40% no consumo. “Toda água captada pela cobertura do estádio será armazenada em cisternas e será utilizada nos vasos sanitários e na irrigação do gramado”, revela.

 

A iniciativa está de acordo com as regras para a obtenção da certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida a construções sustentáveis e ambientalmente eficientes. Criado pelo U.S. Green Building Council, o certificado garante o selo de maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil. A certificação também tem diferentes níveis de acordo com o desempenho do empreendimento, como Silver, Gold e Platinum.

 

São avaliados o consumo de energia, o reaproveitamento de água, o uso de materiais certificados ou reciclados na construção e no mobiliário, a localização do empreendimento e a baixa produção de resíduos, entre outros itens. O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha é o único no mundo com chances de conseguir o Leed Platinum.


Programa – O Momento da Copa é produzido pela Secretaria de Estado de Comunicação Social e detalha todos os preparativos de Brasília para receber a abertura da Copa das Confederações, no ano que vem, e os sete jogos da Copa do Mundo de 2014. Além deste programa, a Secom produz semanalmente o Conversa com o Governador, no qual Agnelo Queiroz presta contas à população das ações do GDF. A Secretaria de Cultura é parceira das iniciativas, que são veiculadas pela rádio Cultura FM (100,9). As emissoras interessadas podem veicular o programa Momento da Copa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui