EX-GOVERNADOR DO AMAPÁ RECEBE HOMENAGEM NO DF

0
14

Ex-governador do Amapá recebe título de Cidadão Honorário de Brasília

 

Ex-governador do Amapá recebe título de Cidadão Honorário de Brasília Jorge Nova da Costa (C), cidadão honorário de Brasília, entre a esposa, dona Yeda, Rôney Nemer e amigos (Foto: Fábio Rivas/CLDF)

O ex-governador do Amapá e ex-senador Jorge Nova da Costa (PMDB-AP), recebeu na noite de ontem (14), em sessão solene da Câmara Legislativa, o título de Cidadão Honorário de Brasília, conforme Decreto Legislativo nº 1.824/2010. A proposta de outorga do título e a iniciativa partiu do deputado Rôney Nemer (PMDB), que presidiu a solenidade, no Plenário da Casa.

O homenageado nasceu em São Luiz-MA em 13 de dezembro de 1925, é casado, pai de dois filhos e três filhas, quatorze netos e um bisneto. Chegou para morar definitivamente em Brasília em 1967, mas aqui já havia cumprido várias missões. Nesta segunda feira (13) celebrou 84 anos de vida. Católico fervoroso e de tradição comemorou a data com missa em ação de graças em Brasília junto a amigos e familiares.

Nova da Costa foi governador do Território Federal do Amapá por três anos e quatro meses (julho de 1985 a maio de 1990), durante o período de sua transição para Estado. Atualmente é o primeiro suplente pela segunda legislatura do Senador José Sarney.

Morou por 50 anos no Amapá e em 2001 foi indicado pelo senador José Sarney, licenciado para tratamento da saúde , para ocupar sua vaga no Senado. A formação religiosa e o “embasamento intelectual” de Costa Nova, segundo o senador Gilvan Borges, contribuiram para que o Amapá estivesse bem representado. De volta ao mandato, o senador Sarney manteve Jorge Nova como assessor parlamentar em seu gabinete, onde permanece atualmente.

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Rural do Brasil (RJ) em 1949, e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de MG em 1974, o ex-senador Costa Nova defende que “a política se fez para servir a liberdade. A liberdade é um dom que Deus criou para corrigir os desequilíbrios sociais e culturais e proporcionar melhores condições e novas formas de civilização”.

Jorge Nova da Costa também é formado em Administração Financeira Integrada pela Fundação João Pinheiro (BH-MG) e Columbia University. Fez curso de capacitação em Defesa Civil pelo Ministério do Interior em Macapá (AP) e participou de vários congressos, seminários e workshops sobre agricultura, reforma administrativa e sobre descentralização regional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui