Ex-secretário de Saúde Rafael Barbosa de volta às origens

0
9

 

O ex-secretário de saúde Rafael Barbosa (sem partido), está de volta ao Hospital de Base do DF (HBDF), onde se tornou especialista em transplante de órgãos. Esta semana reassumiu o seu trabalho como médico da Central de Captação de Órgãos do DF, que funciona no HBDF.Rafael Barbosa, é médico nefrologista lotado no hospital de Base, e como secretário de saúde, colocou o DF na dianteira dos transplantes de órgãos no país. Na SES, implantou os transplantes de fígado, medula óssea e pulmão, além de ampliar os serviços de rim, coração e córneas, tornando-os referência no país.

rafael-barbosa2.Em 2013, o Distrito Federal foi a unidade da federação com maior números de doadores por milhão de pessoas (33 dpp). Para se ter uma ideia, a cidade mais desenvolvida em transplantes do mundo é Madri (Espanha), que tem a média de 36 dpp. Neste período, o DF bateu todos os recordes em transplantes de coração, rim e córnea, e ainda realizou o primeiro transplante de medula óssea da capital.

Além da carreira acadêmica brilhante como médico nefrologista, Rafael Barbosa, desempenhou vários cargos de gestão na área de saúde, dentre eles, Diretor Geral do Hospital de Base, Diretor Executivo da extinta Fundação Hospitalar do DF, Coordenador do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, Diretor Adjunto da Anvisa e Secretário de Saúde do DF.

Fonte: Agenda Capital