Excelente iniciativa: Escola em Brasília realiza palestra anti-bullying para alunos do 6º ao 8º ano com especialistas

O Colégio Madre Carmen Sallés, localizado na Asa Norte, tem promovido uma série de campanhas alertando sobre os malefícios do bullying nos ambientes escolares e virtuais.

Como parte das ações de conscientização, promoveu, na última sexta-feira (8), a palestra “Bullying não é brincadeira!” para estudantes do 6º ao 8º ano.

O encontro contou com a participação do casal de palestrantes Herbert Léda, delegado de polícia da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), e Samara Léda, advogada com atuação perante o Conselho Nacional de Justiça.

“A advocacia é uma ferramenta poderosa na luta contra o bullying, um comportamento que pode deixar cicatrizes profundas. Iniciativas como a do Colégio Madre Carmen Sallés são louváveis. É importante explicar para os alunos que podemos usar a lei para proteger e promover ambientes seguros e respeitosos”, ressaltou a advogada Samara.

Na ocasião, os palestrantes explicaram aos alunos sobre a importância do respeito mútuo entre os colegas e professores para a criação de um ambiente escolar saudável e igualitário.

A palestra explorou ainda temas como o impacto psicológico do bullying, estratégias para prevenção e combate da prática e o papel dos colegas e da comunidade escolar na promoção de um ambiente seguro e acolhedor.


Permitindo que a turma levasse suas considerações sobre o tema, os especialistas abordaram leis presentes do Estatuto da Criança e do Adolescente que resguardam seus direitos e têm consequências legais para quem pratica bullying.

“Bullying não é simplesmente brincadeira de criança e ignorá-lo não resolverá o problema! Se não tratarmos seriamente esse comportamento agora, isso pode ser prejudicial na vida adulta das partes envolvidas”, destacou Herbert.

A coordenadora do colégio, Cíntia Melo, expressou a importância de proporcionar práticas educativas que visam formar cidadãos éticos e solidários.

“A função de nossa escola é proporcionar um conjunto de práticas visando à formação de cidadãos capazes de atuarem com competência e dignidade na sociedade, conforme os ensinamentos da fundadora da Rede Concepcionista, Santa Carmen Sallés. O Colégio agradece imensamente ao casal palestrante, que muito contribuíram com a formação de nossos alunos”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui