“Faltou maturidade ao Rollemberg”, diz presidente do PSDB no DF

O presidente do PSDB no DF, deputado federal Izalci Lucas, avaliou que faltou “maturidade” e “experiência” ao governador Rodrigo Rollemberg (PSB) na condução do processo de eleição do novo presidente da Câmara Legislativa. Um conjunto de erros na articulação, na visão de Izalci, acabou levando à presidência uma chapa de oposição ao governo. Na avaliação do tucano, foram dois os pecados do socialista: não conseguiu manter promessas e excesso de otimismo.

Joe Valle (PDT), do bloco independente, venceu Agaciel Maia (PR), apoiado pelo GDF. As previsões do grupo de Rollemberg, no entanto, apontavam para a vitória do governista, que acabou escapando por um voto.

Na noite de quarta-feira (14/12), Rollemberg foi à casa de Izalci e ficou combinado que o partido daria suporte ao governo. Uma das condições era que o distrital Robério Negreiros (PSDB) ficaria com a Segunda Secretaria da CLDF. Na hora da votação, no entanto, o deputado Rodrigo Delmasso (PTN), que também queria o posto, não ratificou a entrada de Robério na Mesa. A retaliação foi a mudança no voto de Robério, o que garantiu a vitória a Joe Valle.

O Rollemberg me ligou depois da eleição e disse que ficou decepcionado. Eu achei amadorismo. Até sugeri, durante a reunião, que o governador tentasse garantir mais um deputado. Ele tinha condições de trazer. Mas ele achou que não precisava. Faltou maturidade e experiência

Izalci Lucas, deputado federal e presidente do PSDB-DF

O cacique tucano no DF fez uma avaliação semelhante sobre a mudança de lado de Robério. Segundo ele, o distrital não teve frieza quando mudou de lado. “Política não se faz com o fígado”, disse. Questionado se o partido punirá o distrital, Izalci disse que não. “Depois da promessa rompida, não temos como puni-lo. Tudo isso ocorreu com o Rollemberg participando do processo”, prosseguiu.

Agora, o acordo que o PSDB tinha feito, de participar do governo de Rollemberg, entra em compasso de espera. Segundo Izalci, o partido continua disposto a contribuir para a melhora do DF, o que significa na prática apoiar o governo. Mas isso está condicionado a Rollemberg aceitar a cartilha tucana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui