Na terça-feira (16), 17 garis da Sustentare Saneamento receberam certificado de conclusão do 1º Curso de Conserto de Smartphone Módulo Básico, oferecido gratuitamente pela Sustentare Saneamento, em parceria com o Instituto Barba na Rua. O objetivo foi ampliar os conhecimentos dos garis de modo que eles possam incrementar suas rendas nas horas vagas.
Colaboradora da Sustentare há 11 anos, Valdirene de Jesus, celebrou a iniciativa. “É uma oportunidade para que eu possa complementar o salário. Agora, eu tenho mais esse conhecimento, e se porventura correr o risco de ficar desempregada, posso investir no conserto de celular”.
A Sustentare cedeu a estrutura física, custeou o professor e o material didático, além dos insumos elétricos e eletrônicos para as aulas práticas. Já o Instituto Barba na Rua forneceu a bancada de equipamentos necessários para a manutenção dos aparelhos celulares.
“O curso teve a finalidade de tornar os colaboradores empreendedores. Então, a prova final, para testar os conhecimentos, foi os participantes trazerem um aparelho danificado e eles mesmos consertarem. E para alegria de todos, foi um sucesso”, comemorou o professor, Reginaldo Rodrigues.
O conteúdo do curso permeou a compreensão do sistema operacional e funcionalidades dos smartphones; mapeamento de placas; interpretação de diagramas; análise de esquemas elétricos; principais defeitos e soluções; procedimentos técnicos de desmontagem e remontagem.
A comemoração da entrega dos certificados contou com um delicioso lanche.
Novas Turmas
Segundo Rejane Costa, superintendente regional da Sustentare Saneamento, esse foi o primeiro de vários cursos técnicos que serão oferecidos pela empresa. Em razão da alta procura, serão disponibilizadas novas turmas do Curso de Conserto de Smartphone e, adiante, o Curso de Conserto de Computadores, seguido do Curso de Manutenção e Pilotagem de Drones.
“Vamos oferecer, também, espaço para que os alunos possam continuar consertando os smartphones nas horas vagas na empresa. Para facilitar, a Sustentare vai adquirir os insumos necessários e os colaboradores poderão utilizá-los. Os custos serão descontados no salário”, finalizou Rejane Costa.
Na ocasião, Rogério Barba, representante do Instituto Barba na Rua, destacou a importância da parceria com a Sustentare como uma oportunidade para que os alunos tenham o conhecimento para uma profissão extra.