MAIS
    HomeDistrito FederalGDF Mais Perto do Cidadão chega à Vila Buritizinho com rimas, grafite...

    GDF Mais Perto do Cidadão chega à Vila Buritizinho com rimas, grafite e inclusão social

    Vila Buritizinho, em Sobradinho II, recebeu nos dias 11 e 12 de julho mais uma edição do GDF Mais Perto do Cidadão, com serviços essenciais, atividades culturais e ações de prevenção às drogas

    A 55ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão movimentou a Vila Buritizinho nesta sexta (11) e sábado (12) com uma programação que valorizou a cultura local, promoveu cidadania e ofereceu serviços essenciais gratuitos. Realizada pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), a ação teve como destaque a Batalha de Rimas contra as drogas e a oficina de grafite reunindo jovens artistas e moradores em um esforço coletivo de conscientização, pertencimento e transformação social.

    Hip hop como ferramenta de prevenção

    A Batalha de Rimas, que ocorreu na manhã de sexta-feira (11),  mostrou  o poder da cultura hip hop como instrumento de prevenção e inclusão social. O evento reuniu dezenas de MCs da região que subiram ao palco para rimar sobre temas como superação, resistência e a luta contra o uso de drogas.

    Entre os destaques da batalha, Henrique Souza da Silva, de 20 anos, foi o grande vencedor e emocionou o público ao compartilhar sua vivência.
    “Já tive problema com droga na família, então sei o quanto isso pode destruir. Acho incrível esse tipo de projeto que tenta salvar as crianças, dar uma nova perspectiva”, afirmou. “Enquanto muita gente pensa que ser MC é só zoeira, a verdade é que rimar exige inteligência, estudo. A batalha salva vidas”, lembrou

    Outro participante, Pedro Nogueira da Cruz, 12 anos, o MC Pedrinho, destacou o poder de união que o hip hop representa. “Por muito tempo o movimento foi marginalizado, mas hoje estamos provando o contrário. Hip hop é união, é resgate. É muito bonito ver essa galera reunida por uma causa boa”.

    Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania do DF, destacou o impacto transformador da cultura na vida dos jovens. “A arte tem um poder imenso de mudar realidades. Os relatos que recebemos mostram que muitas crianças e adolescentes encontraram na na música uma alternativa para sair de contextos de vulnerabilidade”, argumentou. Segundo ela, é mais do que justo dar protagonismo a esses jovens. “A batalha estará presente em todas as edições do programa até o fim do ano, e, em dezembro, realizaremos uma grande final em nível distrital, reunindo os talentos de todas as regiões do Distrito Federal”.

    Arte que transforma

    A oficina de grafite coloriu o espaço do evento.. Jovens e crianças participaram da atividade, aprendendo técnicas de arte urbana enquanto expressavam mensagens de identidade, resistência e pertencimento. A iniciativa buscou valorizar o talento local e incentivar o uso positivo dos espaços públicos com a mentoria de Gilmar Satão.

    Mais que cultura: cidadania

    Durante os dois dias de evento, a comunidade teve  acesso a uma série de serviços gratuitos oferecidos pelo GDF: emissão de documentos pelo Na Hora, atendimentos da Polícia Civil, orientação jurídica, vacinação antirrábica para pets, espaço infantil, serviços de beleza e estande do programa Direito Delas, que atua na prevenção da violência contra a mulher.

    A Sejus mais uma vez  promoveu o curso Nasce uma Estrela, voltado a gestantes e mães de recém-nascidos, com orientações sobre amamentação, primeiros socorros e cuidados pós-parto. A atividade já beneficiou mais de 1.400 mulheres no DF.

    Solidariedade e celebração

    Já o Brechó Solidário Compartilha Amor distribuiu gratuitamente roupas, calçados e acessórios à comunidade, reforçando os valores de solidariedade e consumo consciente.

    Outro destaque do evento foi o início das inscrições para a terceira edição do Casamento Comunitário, marcada para o dia 14 de setembro. A partir de agora, a iniciativa contará com um espaço fixo em todas as próximas edições do programa GDF Mais Perto do Cidadão.

    WhatsApp Image 2025-07-12 at 13.44.00.jpeg

    Rosineide Gertrudes Arantes e Salvador Silveira
    WhatsApp Image 2025-07-12 at 13.43.35.jpeg
    Henrique Souza da Silva, de 20 anos

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_imgspot_img
    spot_img