MAIS
    HomeBrasilGisela Simona é relatora do projeto que nomeia Premiação em homenagem a...

    Gisela Simona é relatora do projeto que nomeia Premiação em homenagem a Deputada Amália Barros

    A deputada Gisela Simona (UNIÃO/MT) relatou na quarta-feira (15), em plenário, o projeto que cria a premiação “Prêmio Brasil Mais Inclusão Deputada Amália Barros”. A honraria, que leva o nome da ex-deputada eleita por Mato Grosso, foi aprovada quatro dias após a morte da parlamentar.

    A premiação será concedida pela Câmara dos Deputados a profissionais, trabalhos, projetos e iniciativas voltadas a pessoas com deficiência que se destacarem pela contribuição ao desenvolvimento, à atenção, à promoção ou à garantia dos direitos das Pessoas com Deficiência no Brasil.

    A deputada Amália Barros faleceu no ultimo domingo, dia 12, após sofrer complicações cirúrgicas, mas deixou um enorme legado na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Sua história de vida marcante, após perder um rim e um olho devido a toxoplasmose, fizeram ela se dedicar a causa das pessoas monoculares, o que inspirou a Lei 14.126/2021 que classifica a visão monocular como deficiência sensorial.

    “A população de Mato Grosso elegeu a deputada federal Amália, concedendo a ela a legitimidade para ser a nossa representante na Câmara Federal e foi uma honra ter dividido com ela, ainda que por pouco tempo, a bancada federal do Estado e ser testemunha de sua luta pelas pessoas com deficiência.
    Essa comenda com o nome dela é uma homenagem digna de sua atuação, mesmo antes de entrar na Câmara, e pelo legado que deixou com a existência da ‘Lei Amália Barros’ ”, diz a deputada Gisela.

    O ‘Prêmio Brasil Mais Inclusão Deputada Amália Barros’, que foi aprovado por unanimidade no plenário da câmara, será destinado a trazer mais visibilidade aos mais de 18 milhões de brasileiros com deficiência que lutam pela garantia de seus direitos e pela melhoria na qualidade de vida.

    A relatoria feita pela deputada Gisela Simona é a unificação de três projetos de lei, o PL 18, 21 e 22/2024, sendo um deles de autoria do Deputado Federal Abílio Brunini, também de Mato Grosso.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img