O ex-deputado distrital Guarda Janio é o mais novo filiado ao PSD no DF. Ele assinou a ficha de filiação nesta quarta-feira (9), após um almoço com as lideranças do partido, como o presidente regional Paulo Octávio, o deputado distrital Jorge Vianna, o secretário-geral Roberto Giffoni e outros nomes de destaque da legenda, como o ex-distrital Pedro do Ovo, o ex-deputado federal Luiz Pitiman e o presidente do PSD Jovem no DF, André Kubitschek.
Janio Farias Marques foi policial militar por mais de duas décadas e, hoje, dedica-se a defender os PMs e bombeiros aposentados. Como parlamentar, foi autor da Lei 7.062/22, que garante à mulher o direito de ser acompanhada em exames e consultas ginecológicas nos hospitais públicos e provador do DF.
Dono de forte reduto eleitoral em Ceilândia, desde 1971, ele se tornou conhecido como um policial por sua forte atuação no trânsito e foi o primeiro soldado a receber o título de Cidadão Honorário de Brasília. Atualmente, ele defende a criação de um Parque Ecológico no Setor O da cidade.
Para Paulo Octávio, a filiação do ex-deputado Guarda Janio é um reforço para os quadros da legenda. “O Guarda Janio é um deputado com enorme potencial eleitoral, como as urnas mostraram na sua eleição, em 2018, quando somou mais de 10 mil votos. Trata-se de um cidadão honrado e de um quadro político de grande importância para o partido. A aliança que estamos construindo para as próximas eleições em torno da vice-governadora Celina Leão fica mais forte”, avaliou.
Após assinar a ficha de filiação, abonada pro todos os presentes ao encontro, Guarda Janio se disse feliz com a chegada à legenda. “Comuniquei ao governador Ibaneis Rocha e à vice-governadora Celina Leão que estava vindo para o PSD, e recebi total apoio deles, assim como do secretário de governo, José Humberto. Estaremos juntos na caminhada futura e minha chegada ao partido de Paulo Octávio, Gilberto Kassab e, historicamente, de JK, completa minha trajetória política”, definiu.
Um dos articuladores para que Guarda Janio se filiasse ao PSD, o deputado distrital Jorge Vianna destacou a aquisição do novo quadro. “Ele foi um deputado de fibra e será um soldado do partido. Com ele, e com outros nomes que estão chegando ao PSD, seremos uma significativa força eleitoral em 2026”, definiu.