Horário de Verão começa no final de semana

0
13

ceb2 

À meia noite de sábado para o domingo (20/10) os relógios devem ser adiantados em uma hora. É o início do horário de verão, que vai até o dia 16 de fevereiro de 2014.

 

“O objetivo do horário de verão é reduzir a demanda por energia no horário de pico, que vai de 18h às 21h”, explica o superintendente de Operação do Sistema Elétrico da CEB, Marcus Fontana.

 

Segundo ele, toda a estrutura de energia é preparada para atender a demanda no horário de pico, momento de maior consumo. É neste período que a geração, transmissão e distribuição de energia são mais exigidas. Os pontos de iluminação públicos são ligados, nas residências os chuveiros elétricos são acionados além de outros eletrodomésticos.

 

No entanto, no verão há mais tempo de iluminação solar e o novo horário propicia diluir o consumo de energia elétrica. As pessoas tendem a chegar em casa ainda de dia. A iluminação pública se ligará mais tarde. Fontana explica que, mesmo com as pessoas ligando equipamentos de madrugada, devido ao novo horário, o pico no consumo de energia altera-se muito pouco pela manhã.

 

Segundo o superintendente, o principal ganho para a população é a qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia já que, com o horário de verão, o sistema não trabalhará sobrecarregado.

 

“A redução de demanda fica em torno de 3% a 4% no horário de pico. Com isso, também se evita desligamentos porque o sistema trabalhará de forma mais segura”, esclarece Fontana.

 

O ganho finananceiro para o setor e para a sociedade está relacionado à não necessidade de investimentos maiores no setor para suprir uma grande demanda no horário de pico, o que encareceria a tarifa de energia elétrica.

 

Além do Distrito Federal, dez estados estão incluídos no horário de verão: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

As regiões Norte e Nordeste não participam do horário de verão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui