MAIS
    spot_imgspot_img
    HomeDistrito FederalIgesDF participa da abertura da Integração de Novos Residentes Médicos e Multiprofissionais...

    IgesDF participa da abertura da Integração de Novos Residentes Médicos e Multiprofissionais da FEPECS

    Cerca de 500 profissionais participam do Programa Residência deste ano
    por Bruno Laganá
    Fotos: Alberto Ruy/ IgesDF
    O auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Saúde (FEPECS) foi palco nesta quarta-feira (26) da Integração dos novos Residentes Médicos que serão distribuídos nos aparelhos de saúde da rede pública do Distrito Federal como no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Universitário de Brasília (HUB), entre outros. Um segundo momento do evento será realizado no dia 28 de fevereiro, dessa vez com os Residentes Multiprofissionais.
    O evento contou com a participação de profissionais vindos de todas as partes do Brasil e que foram distribuídos em 68 programas de residência médica ou multiprofissional. Esse ano são cerca de 500 novos profissionais participando do Programa. De acordo com o Gerente de Ensino da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DIEP) do IgesDF, Paulo Estevão, é o terceiro ano consecutivo em que o Instituto participa desse modelo de recepção, consolidando-se como um dos principais cenários de prática para os programas de residência.
    Fizeram parte da mesa de abertura do evento o Secretário de Saúde do Distrito Federal, Juracy Cavalcante; a Diretora Executiva da FEPECS, Inocência Rocha da Cunha Fernandes; o Presidente interino do IgesDF, Cleber Monteiro Fernandes; a Diretora da DIEP, Emanuela Ferraz; a Diretora-Executiva da Escola de Governo da FioCruz, Luciana Sepúlveda; o Coordenador da Comissão Distrital de Residência Médica, Rogério Nóbrega; a Presidente do Conselho Regional de Medicina, Lívia Vanessa Gomes; e a Gerente de ensino Carla Targino que representou a Superintendente do Hospital Universitário de Brasília (HUB), Maria de Fátima de Sousa.
    O presidente interino do IgesDF, Cleber Monteiro, falou sobre o papel do IgesDF dentro da rede de saúde pública do DF e como o Instituto funciona como um braço da Secretaria de Saúde do Distrito Federal para prestar um atendimento de qualidade à população. Cleber ressaltou também a responsabilidade do IgesDF ao fazer parte do Programa de Residência, pois o Hospital de Base é um hospital-escola. “Aqui no DF vocês têm um cenário à disposição de todas as especialidades e a oportunidade de se especializarem com maestria no que escolheram”, completou.
    Já a Diretora de Inovação, Ensino e Pesquisa do IgesDF, Emanuela Ferraz, aproveitou a oportunidade para dar boas vindas a todos os novos residentes e detalhou o funcionamento das atividades de gerências da DIEP, como a Gerência de Ensino e a de Capacitação. Emanuela convidou ainda os profissionais a apresentarem projetos junto à Gerência de Pesquisa. “Precisamos de pesquisadores e vocês são o futuro”, declarou.
    De acordo com Paulo Estevão, a integração é um processo essencial para o acolhimento desses novos profissionais. “O IgesDF desempenha um papel fundamental nesse processo, proporcionando estrutura, suporte e experiência prática para os profissionais em formação. Essa atuação contribui significativamente para a qualificação dos residentes e para a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade”, disse.
    Ainda segundo Paulo Estevão, a iniciativa do IgesDF representa um investimento estratégico na qualidade da assistência e na formação de profissionais altamente qualificados para o Sistema Único de Saúde. “Ao reafirmar seu compromisso com a excelência no ensino e na prestação de serviços, a instituição contribui para um ambiente colaborativo, de aprendizado contínuo e de aprimoramento constante das práticas assistenciais”, concluiu.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler