INQUÉRITO CONTRA ARRUDA VAI PARA PRIMEIRA INSTÂNCIA

0
10
DISTRITO FEDERAL
Inquérito contra Arruda vai para primeira instância

O ministro Luiz Fux, do Superior Tribunal de Justiça, decidiu que o inquérito contra o ex-governador do Distrito Federal (DF) José Roberto Arruda, por suspeita de desvio de recursos públicos da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), deverá retornar para a 5ª Vara Criminal de Brasília.

Fux, relator do inquérito no STJ, afirmou que a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do DF de cassar o mandato retirou o foro privilegiado de Arruda e, consequentemente, afastou a competência do Tribunal para presidir o inquérito. O relator determinou, então, que cabe à instância de primeiro grau processar e julgar o feito.

Segundo os autos, a Polícia Federal investigou funcionários públicos que estariam recebendo propina e enriquecendo ilicitamente por meio da venda de terrenos da Terracap. Um dos relatórios da PF mencionava Arruda como um dos responsáveis pelo dano ao patrimônio público. Em setembro de 2009, o processo foi redistribuído para o STJ, pois, na época, o então governador do DF possuía foro privilegiado.

O Ministério Público Federal pediu que fosse reconhecida a incompetência do STJ para processar a Ação Penal, já que, em março deste ano, o TRE-DF determinou a perda do cargo de governador de José Roberto Arruda. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui