Até o dia 31 de julho, o público escolherá os vencedores das cinco categorias da premiação que faz parte do seminário internacional Frotas & Fretes Verdes
Estão abertas as votações online para o Troféu Frotas & Fretes Verdes (FFV) 2024. Organizado e promovido pelo Instituto Besc de Humanidades, a premiação tem como objetivo promover, valorizar e aprimorar iniciativas que visem a eficiência das empresas no setor de transporte de cargas e passageiros, a fim de aumentar o desenvolvimento nacional e a competitividade da economia brasileira.
A premiação faz parte do Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes. O simpósio será realizado em São Paulo (SP), no dia 29 de outubro, na Sede da Fiesp. O público interessado poderá acompanhar presencialmente ou pelo canal do YouTube do Instituto Besc.
O Instituto Besc ressalta que a votação estará aberta online até o dia 31 de julho.
Conheça as cinco categorias e indicados do Troféu FFV 2024:
Empresa com Sustentabilidade em Processo ou Produto
Arval Brasil
Controlada pelo BNP Paribas, foi reconhecida com o selo EcoVadis 2023, posicionando a estratégia de sustentabilidade entre as top 5% das companhias avaliadas. Oferece soluções de baixo Carbono aos seus clientes e colaboradores como uma de suas premissas de trabalho. É uma das protagonistas no full-service leasing para frotas corporativas e especialista em soluções de mobilidade. Possui 8.400 colaboradores, em 29 países, oferecendo soluções para tornar a jornada dos clientes completas e sustentáveis.
Boeing
A Boeing tem apoiado pesquisas e fóruns sobre o Combustível Sustentável de Aviação (SAF) e, no Brasil, financia o projeto SAF Maps, liderado pela Unicamp. O SAF Maps é um portal com informações sobre as matérias-primas brasileiras mais promissoras para a produção de SAF e tem como objetivo disponibilizar informações sobre SAF no território brasileiro, para contribuir com formuladores de políticas, pesquisadores e com o setor privado.
Bravo Logística
Alinhada com as demandas de descarbonização, aumento da eficiência energética e redução da pegada de Carbono nos transportes, a Bravo Logística, transportadora referência na distribuição de carga no agronegócio, com atuação em nível nacional, com frota própria de mais de 1.200 veículos. Vem aumentando a aquisição de veículos com combustíveis alternativos ao diesel, com destaque para os caminhões movidos a gás natural (GNV ou biometano), solução com alta sinergia entre o campo e a cidade.
Gás Verde
A Gás Verde, empresa do Grupo Urca Energia, é a maior produtora de biometano da América Latina, um combustível 100% renovável que substitui em definitivo os combustíveis fósseis em processos industriais e no abastecimento de frotas. Presente em seis estados brasileiros, a Gás Verde fornece biometano para grandes empresas, apoiando a descarbonização de suas operações. Tem entre os seus clientes a Ambev, Haleon, Saint Gobain, Vesuvius, Ternium e L´Oréal.
Gol Linhas Aéreas
O Combustível Sustentável de Aviação (SAF) tem capacidade de contribuir com a redução de 65% das emissões de gases do setor aéreo. Como o Brasil ainda não tem cadeia produtiva de SAF, a Gol iniciou em 2023 operações piloto de compensação desse combustível por meio do sistema Book& Claim. Esse sistema permite a comercialização das partes sustentáveis do SAF e reflete o pioneirismo da Gol nas iniciativas ligadas ao meio ambiente.
Iochpe-Maxion
Está na vanguarda do compromisso com a neutralidade de carbono no fornecimento de rodas e componentes estruturais, através da estratégia Roadmap Zero, que estabelece metas ambiciosas de redução de 30% até 2025 e 70% até 2030, em comparação às emissões de 2019. O Roadmap Zero é um compromisso que envolve todo o ciclo de vida dos produtos. A empresa se dedica a desenvolver produtos mais leves e eficientes, que contribuam para a sustentabilidade e redução no uso de energias renováveis, de matérias-primas como aço verde e alumínio verde, em todos os seus processos.
Ipiranga
Com 86 anos de atuação e cerca de 5,8 mil postos de distribuição no Brasil, a Ipiranga é uma das maiores redes de combustíveis do país. Foi a primeira a comercializar o Ipimax Diesel R5, um diesel aditivado para clientes B2B, que inclui 14% de biodiesel e 5% de diesel verde de origem vegetal, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa em 15%. Segundo o GHG Protocol, cada 8,9 m³ do combustível evitam a emissão de uma tonelada de CO2.
Iveco
A Iveco é uma empresa multinacional italiana especializada na fabricação de veículos comerciais, ônibus, veículos especiais e motores industriais. Fundada em 1975, a Iveco é reconhecida por sua tecnologia inovadora, eficiência e compromisso com a sustentabilidade. A empresa tem presença global e oferece uma ampla gama de produtos para atender às necessidades do transporte rodoviário em diversos setores.
MWM
A MWM, fabricante de motores e geradores, uma empresa Tupy, promove a transformação veicular substituindo motores a diesel por novos e modernos motores 100% a gás natural/biometano, reduzindo a emissão dos gases de efeito estufa, o CO2, sendo mais sustentável para o meio ambiente. A solução da MWM para caminhões e ônibus de médio porte mantém a mesma curva de performance do veículo original. A empresa é responsável por todo o projeto e instalação do sistema GNV, entregando uma solução completa para o cliente.
New Holland
A New Holland Agriculture, integrante do grupo CNH, destaca-se por sua busca incessante por inovação e sustentabilidade. Reconhecida como líder global em energia limpa, a empresa investe em tecnologias avançadas para atender às necessidades de seus clientes. Com o propósito de promover uma agricultura sustentável, a New Holland está lançando o primeiro trator do mundo movido 100% a biometano, reforçando seu compromisso com o meio ambiente e a eficiência agrícola.
Raízen
Mobilizando pessoas e potencializando negócios por meio da energia entregue, a Raízen tem suas operações fundamentadas em diversas raízes. Por esse motivo, a empresa está presente na vida de milhares de pessoas diariamente. A Raízen trabalha com audácia, pensando grande, investindo em inovação e com um olhar voltado para o futuro. Comprometida sempre com a ética, a segurança e a sustentabilidade. Para se tornar o que é hoje e construir um futuro ainda mais promissor, a empresa conta com uma cultura sólida, que se origina de dentro para fora e é expressa por meio da sua raiz.
Randoncorp
A Randoncorp busca constantemente inovar em soluções sustentáveis através de todas as suas unidades, com o apoio do Centro Tecnológico Randon e do Instituto Hercílio Randon. Pode-se citar alguns exemplos como o e-sys, o Randon Solar, o Semirreboque no conceito modular além das mudanças disruptivas da nanotecnologia de nióbio e dos compósitos. Como forma de validar essa contribuição positiva, estruturou-se internamente o processo para cálculo de pegada de carbono. O resultado de um dos projetos já foi finalizado e comprovou-se uma significativa redução na emissão de gases de efeito estufa.
Scania
A Scania é referência mundial em soluções de transporte sustentável e uma das principais fabricantes de caminhões, ônibus e motores industriais, marítimos e para geração de energia. Em mais de 100 países, tem como objetivo conduzir a mudança para um sistema de transporte e logística sustentável, através da utilização de combustíveis alternativos e eletrificação. No Brasil, além da fábrica, possui uma rede de concessionárias e serviços de manutenção para os produtos oferecidos, dentre eles os veículos movidos a gás natural e biometano, que demonstram o compromisso da Scania em práticas de descarbonização.
Tupy
A Tupy é uma multinacional brasileira, especializada na fabricação de componentes estruturais em ferro fundido. Suas soluções são utilizadas e empregadas em diversos setores como transporte, infraestrutura, agronegócio e energia, melhorando a qualidade de vida de todos. Com mais de 80 anos de história, a empresa se destaca pelo foco em Pesquisa & Desenvolvimento buscando um cenário de transição energética justa e descarbonização viável. A Tupy possui fábricas no Brasil e no exterior, além de escritórios comerciais em diversos países.
WEG
A WEG destaca-se pela sustentabilidade, melhorando a eficiência energética de seus produtos e investindo em veículos elétricos e tecnologias de energias renováveis. Seus softwares avançados de gestão de frotas aumentam a produtividade. Certificações como a ISO 14001 e engajamento comunitário destacam sua liderança em sustentabilidade. A WEG é uma multinacional brasileira, com filiais em 37 países e fábricas em 15 países. Seus produtos estão nos cinco continentes. Em 2023 seu faturamento global foi de R$32,5.
Executivo Destaque
Débora Cardoso
Débora possui mais de 25 anos de experiência em diversas áreas, desde design arquitetônico até gestão de projetos. Trabalhou na Comgás por 18 anos, desempenhando funções em gestão de projetos, planejamento de mercado, TI e liderança de projetos de transformação. Em 2021, migrou para o setor de biogás e biometano, assumindo o cargo de CEO na JV Raízen Geo Biogás antes de se tornar diretora de Biogás na Raízen.
Emanuelle Cappellano
É COO da Stellantis para América do Sul desde novembro de 2023. Anteriormente ocupou o cargo de Chief Financial Officer da empresa na América do Sul. Sua indicação decorre das recentes movimentações da Stellantis, que anunciou investimento de R$ 32 bilhões na América do Sul, o maior da indústria automotiva na região. Com o investimento, serão lançados mais de 40 novos produtos durante o período, bem como o desenvolvimento das novas tecnologias Bio-Hybrid, tecnologias inovadoras de descarbonização em toda a cadeia de suprimentos automotivos e novas oportunidades estratégicas de negócios.
Leidiane Mariani
É engenheira ambiental, especialista em energias renováveis, mestre em gestão territorial e doutora em Planejamento de Sistemas Energéticos. É sócia-fundadora da Amplum Biogás, empresa de cursos e consultoria em biogás e biometano e consultora do Instituto 17. É cofundadora e coordenadora de governança da rede Mulheres do Biogás.
Márcio D’Agosto
Pesquisador 1A do CNPq, pesquisador líder em cadeia de suprimento sustentável da rede SCALE Latin America do Centro de Transporte e Logística do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Tem mais de 30 anos de experiência em gestão de cadeia de suprimentos e mobilidade. É o presidente do Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável e coordenador técnico do Programa de Logística Verde Brasil. Importante stakeholder, defende combustíveis alternativos aos combustíveis fósseis, entre eles, o biogás e o biometano, para descarbonizar o transporte público e o transporte de cargas.
Influenciador para Mobilidade Sustentável
Arnaldo Jardim
Arnaldo Jardim, engenheiro civil formado pela USP, tem uma longa trajetória política. Ele foi eleito quatro vezes deputado estadual e atualmente está em seu 5º mandato como deputado federal. Já ocupou cargos importantes, como secretário da Habitação e da Agricultura de São Paulo. É vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária. Na Câmara dos Deputados, preside várias frentes, incluindo a Comissão Especial da Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde.
Carlos Braga
Professor da Fundação Dom Cabral, tem feito um trabalho importante no CRI ESG, ESG na Sala do Conselho, influenciando líderes de sustentabilidade, líderes de inovação e, especialmente, conselheiros sobre a pauta de sustentabilidade. Carlos Braga está levando esse trabalho para o setor de transportes, apoiando a Movida, a JSL e outras empresas do ramo de transporte.
Danilo de Azevedo
Formado em Administração de Empresas, MBA em Logística e Comércio Internacional, empresário do setor de manutenção de veículos e conversão de motores a gás natural, fez parte do Projeto Ford Ranger do Brasil, a GNV, com garantia de fábrica em 2007. Desenvolveu um método de trabalho de instalação de Kit GNV com qualidade, chamado “TOP NO GAS”. Seu trabalho é reconhecido no Brasil inteiro, seu canal do Youtube “Danilo Top no Gás”, conta com mais de 152.000 seguidores e 34 milhões de visualizações. É um grande influenciador na divulgação do biometano e sua mobilidade sustentável.
Evandro Gussi
Presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar – ÚNICA, Evandro Gussi é um promotor da mobilidade sustentável, enfatizando o etanol como combustível alternativo e renovável, mostrando que o etanol de cana-de-açúcar pode reduzir as emissões de carbono em até 90% comparado à gasolina. Sua capacidade de articular estratégias e seu compromisso com a sustentabilidade o tornam um influenciador inspirador na busca por um futuro mais sustentável.
Gabriel Kropsch
Gabriel Kropsch é graduado em Administração de Empresas pela PUC-RJ, com MBA pela COPPEAD/UFRJ e certificações da Harvard Business School e FGV. Com mais de 30 anos de experiência, atuou em diversas empresas do setor de petróleo e gás, como Tramp Oil, World Fuel Services e Neogas. Atualmente, é sócio e conselheiro da Sinergás, especializada em soluções integradas para gás natural e biometano.
Gonçalo Pereira
Professor Titular da Unicamp, pesquisador 1A do CNPq, membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Possui mais de 32 mil seguidores no Linkedin, ampliando a visibilidade do tema ao defender a bioeconomia e suas mais distintas facetas. Entre suas principais áreas de pesquisa estão o etanol, a transição energética e a biotecnologia. Coordenador do Programa Brave, uma parceria da Shell, Senai e Cimatec com o Laboratório de Genômica e Bioenergia do Instituto de Biologia da Unicamp, que deve revolucionar a oferta de etanol, etanol de segunda geração e biometano para o transporte nacional.
Hudson Zanin
É docente na UNICAMP e na FEEC, atuando no desenvolvimento de tecnologias para a transição energética e no ensino. Especializado em baterias de diversas químicas, supercapacitores, reformadores, células a combustível e H2 renovável. É coordenador da Área de Pesquisa de Conversão e Armazenamento Avançado de Energia na UNICAMP e fundou a primeira planta em escala laboratorial de baterias e supercapacitores no hemisfério sul. Tem mais de 120 artigos científicos, 5 patentes concedidas e 13 em avaliação. Dissemina conteúdo, de forma gratuita, pelo LinkedIn e YouTube.
Hugo Leal
Advogado e economista, é deputado federal com cinco mandatos na Câmara e presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Minas e Energia. Leal também é autor do Projeto de Lei nº 4861/23, que estabelece diretrizes e incentivos para a instalação de corredores de baixo carbono para veículos pesados movidos a gás natural e biometano, em todo o Brasil. Como secretário de Energia e Economia do Mar do Estado do Rio de Janeiro, liderou a criação do primeiro corredor sustentável do país.
Ivan Barreto
O influenciador Ivan Barreto, através do seu canal “Análise Rápida”, já impactou milhões de pessoas por meio de seus vídeos e testes, além de ações como encontros e informações importantes para desmistificar a mobilidade elétrica para o grande público. Dessa forma, vem dando uma enorme contribuição para a adoção, em massa, de modais elétricos no Brasil.
Ricardo Muller
Fundador da Dr. Biogás é engenheiro ambiental e tem doutorado na área do biogás. Atua há mais de 13 anos com desenvolvimento de projetos e modelagem de negócios nesse setor. Criou e liderou o 1° Programa de Tropicalização de tecnologias de biogás na UNIDO. Desde 2023, está cem por cento dedicado a descomplicar o mercado brasileiro de biogás, com seus conteúdos no YouTube e redes sociais, mentoria para profissionais e empreendedores, consultoria de projetos e mais recentemente com a B2Biogas, que é a primeira plataforma de fornecedores de biogás do Brasil.
Sérgio Avelleda
Advogado com MBA em Gestão Executiva pelo INSPER. Foi secretário de mobilidade e transportes da cidade de São Paulo, quando a cidade aderiu ao Visão Zero, programa de redução para zero mortes no trânsito. Foi presidente do metrô de São Paulo e presidente da CPTM, diretor de mobilidade urbana do WRI Ross Center for Sustainable Cities de Washington. É coordenador do núcleo de mobilidade urbana no laboratório de cidades Arq. Futuro do Insper e sócio fundador da Urucuia. Consultor do BID. Articulista da revista ferroviária e membro da comissão de direito urbanístico da OAB-SP.
Pesquisador Individual
Bruna de Souza Moraes
Engenheira de Alimentos pela USP; possui mestrado e doutorado em Ciências da Engenharia (Hidráulica e Saneamento). Pesquisadora no campo da bioenergia, com foco em biogás. Sua expertise abrange o tratamento biológico de águas residuais, geração de subprodutos de alto valor agregado a partir do processo biológico, produção e utilização do biogás. Essa gama de conhecimento a torna uma figura chave na busca por soluções sustentáveis e inovadoras para a matriz energética nacional, sobretudo, para o transporte pesado que tem no GNV e no biometano importantes rotas para a sua descarbonização.
Cácia Pimentel
Pesquisadora e Consultora em Direito da Energia, Econômico, Sustentabilidade e Contratos. Estuda os processos da descarbonização econômica, da Transição Energética e da governança do ESG. Coordenadora-Geral do Centro Mackenzie de Políticas Públicas e Políticas de Integridade, em São Paulo. Doutora em Direito, Pesquisadora Visitante do Sabin Center de Mudanças Climáticas da Columbia University. Mestre em Direito pela Cornell University; livros e artigos publicados. Palestrante das Conferências das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.
Carlos Braga
Tem coordenado diversos estudos sobre ESG na Fundação Dom Cabral e, especialmente, sobre mobilidade, carros elétricos, carros híbridos, com ênfase ao mostrar que ser ESG em toda a cadeia traz bons retornos.
Fabrício José Pacheco Pujatti
Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, pesquisa o uso viável de biocombustíveis para motores de combustão interna e descarbonização da matriz de transporte nacional. Coordena projetos de PD&I no uso simultâneo de biocombustíveis líquidos e gasosos em veículos de passeio e de carga, buscando utilizar as principais vantagens desses na redução de emissão de poluentes. Desde 2008, coordena na UFMG projetos de ensino disruptivos para o desenvolvimento de soluções veiculares de elevada eficiência energética e na formação de profissionais em desenvolvimento de produto.
Gonçalo Pereira
Coordenador do Laboratório de Genômica da Unicamp há 20 anos, fundou a GranBio em 2012, após experiência empresarial. Sua pesquisa foca em etanol de biomassa, renováveis e materiais. Como diretor geral do CTBE, tem 28 patentes e 126 artigos em periódicos de alto impacto.
Icoana Lais Leitão Mascarenhas Martins
Engenheira de Energia, com mestrado em energia e sustentabilidade pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Possui diplomas em eficiência energética e conforto adaptativo, pela Universidade Autónoma do México, e em Engenharia de Energia, pela Universidade de Brasília. Mentora do Women in Green Hydrogen e membro do Green Jobs and Skills for Energy Transition, do BRICS YEA, é fundadora da H2Todos, uma startup que promove o Hidrogênio e energias renováveis para descarbonização. O Hidrogênio busca substituir motores a combustão por células a combustível no setor de transporte.
Joel Boaretto
Diretor técnico do Instituto Hercílio Randon, doutor em Engenharia, lidera pesquisas na indústria da mobilidade com foco na transição energética. Desenvolveu o sistema de tração auxiliar eSYS, resultando em uma fábrica de veículos elétricos em Caxias do Sul. Liderou a implementação de energia fotovoltaica em semirreboques frigoríficos para redução de emissões. Suas pesquisas em nanopartículas de Nióbio levaram à criação da NIONE, empresa focada em nanomateriais. Estabeleceu uma rede de cooperação com universidades, startups e grandes empresas, que colaboram para a inovação disruptiva.
Suani Teixeira
A professora é especialista em Engenharia Química, com mestrado e doutorado em Energia pela USP. Atualmente, leciona e orienta programas de pós-graduação em Energia e Bioenergia, além de coordenar o Grupo de Pesquisa em Bioenergia da USP. Seus interesses de pesquisa incluem biomassa, geração de energia, resíduos sólidos, biogás e cana-de-açúcar. Como revisora e editora de várias revistas científicas, contribui ativamente para o avanço do conhecimento nesses campos. Além disso, desempenha papel de destaque em projetos de pesquisa financiados por organizações renomadas como a Fapesp e a Shell.
Startup para a Indústria 4.0
Amplum Biogás
A Amplum Biogás é uma empresa especializada em cursos e consultorias para o setor de biogás e biometano, criada em 2022. Seu propósito é fomentar o conhecimento e promover conexões nesse mercado por meio das consultorias e cursos personalizados para profissionais e in company.
DeepESG
A DeepESG simplifica a coleta e gestão de indicadores ESG, com soluções avançadas de mensuração de dados. Ajuda a atingir metas sustentáveis, como net Carbono zero, com inventários de emissões de GEE, em até 3 semanas. Oferece dashboards para gestão sustentável, para validar projetos para financiamento e entrega relatórios em conformidade com padrões internacionais. Diferencia-se por demandar muito poucas horas da organização.
Gás Orgânico
É uma empresa de consultoria e inovação especializada em gás, energia, biogás e biometano. Ela integra soluções energéticas, aproveitando sinergias na distribuição de gás natural e gasodutos virtuais. A empresa promove o desenvolvimento de novos projetos de biometano, biogás, geração distribuída, autoprodução de energia e cogeração, com o objetivo de fomentar a sustentabilidade e a segurança energética, com energias renováveis.
Log Share
Startup com foco em logística colaborativa, sendo a primeira plataforma de colaboração no transporte de cargas da América Latina, destinada para embarcadores e transportadores para diminuir o nível de ociosidade dos veículos, eliminando custos com frete e emissão de poluentes. Essa simples solução conflui para o aumento da eficiência energética e a redução da pegada de Carbono nos transportes de carga, no país, evitando a queima de combustíveis em viagens ociosas.
Porta
Startup last mile que faz entrega nas periferias, justamente a pessoas que não possuem CEPs (Código de Endereçamento Postal). Estão fazendo também um importante trabalho de levar boas práticas de sustentabilidade e conceitos de sustentabilidade a essas pessoas.
SulBiogás
É uma startup de base tecnológica, residente na Incubadora Celta, em Florianópolis. Seu projeto multidisciplinar de pesquisa, desenvolvimento e inovação abrange um biorreator de alta performance e uma biorrefinaria para a geração de energias renováveis e biofertilizantes. Com foco em fazendas com bovinos em confinamento, a proposta de valor para o cliente, aliada à tecnologia de ponta para digestão anaeróbia, oferece uma solução industrial, técnica, modular e escalável. Com isso, é garantida uma produção firme, contínua e linear de biogás, proporcionando modelos de negócios assertivos e seguros.
Serviço
Votação para o Troféu Frotas & Fretes Verdes 2024
Data: 16 a 31 de julho
Link para a votação: https://institutobesc.org/