MAIS
    HomeBrasilInstituto Brasil-Israel celebra esforço do governo na repatriação de pessoas que estavam...

    Instituto Brasil-Israel celebra esforço do governo na repatriação de pessoas que estavam em Gaza, mas condena declaração de Lula equiparando terrorismo do Hamas com ação militar israelense

     

    No momento em que também celebra a repatriação dos 32 brasileiros e de seus familiares que deixaram a Faixa de Gaza rumo ao Brasil – e que se somam aos mais de 1.400 brasileiros e seus parentes que deixaram Israel e Cisjordânia desde 7 de outubro, o Instituto Brasil-Israel (IBI) cumprimenta o governo brasileiro pelos esforços na retirada desses cidadãos da zona de guerra.

    No entanto, a entidade lamenta a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em evento realizado nesta segunda,13, quando equiparou os ataques de um grupo terrorista – o qual usa a população palestina como escudo humano, segundo suas próprias palavras — à reação militar do governo israelense.

    Em nota, o IBI manifesta “ser uma pena que o governo do Brasil, frente à tragédia da guerra, perca o equilíbrio e a ponderação, reduzindo a possibilidade de contribuir de maneira decisiva e propositiva com negociações entre as várias partes no conflito.

    A acusação reforça os extremistas de ambos os lados e enfraquece as partes que lutam por um futuro de coexistência para israelenses e palestinos.

    O IBI segue exortando as autoridades do nosso país a empreender os esforços necessários para libertar os 230 reféns, israelenses e de diversas nacionalidades, levados a Gaza. Seu retorno em segurança é condição básica para negociações que permitirão acabar com essa guerra, iniciada pelo grupo terrorista Hamas, cujo massacre tirou a vida, entre outros, de três cidadãos brasileiros: Karla Stelzer Mendes, Ranani Nidejelski Glazer e Bruna Valeanu.

    Esta é uma condição a que todos aspiramos como abertura para a negociação de um processo de paz com base em dois Estados democráticos, vivendo lado a lado, sem hostilidades.”

    Instituto Brasil-Israel

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img