Após imagens de uma professora de um colégio de Ponta Grossa, no Paraná, fazendo gesto nazista viralizarem nas redes sociais nesta segunda, 10, o Instituto Brasil-Israel (IBI) divulga uma nota não apenas repudiando o ato como também alertando para o perigoso crescimento desse tipo de ocorrência no Brasil.
Veja a nota:
“Vemos com imensa preocupação o caso da professora que reproduziu a saudação nazista em uma escola em Ponta Grossa, no Paraná. O caso exemplifica os alertas de que as ocorrências neonazistas têm crescido no Brasil nos últimos anos, seja contra judeus ou contra outros grupos, como negros e pessoas LGBTQIA+.
Não podemos normalizar situações como essa, mesmo que sejam exceções. O processo de aceitação, sem qualquer punição, faz com que mais pessoas se sintam à vontade para cometer o crime de apologia ao nazismo.
No caso da escola, a diretoria sequer expôs qual seria a punição da professora, apenas disse não compactuar com a atitude. É preciso tomar medidas mais duras para frear a ascensão do neonazismo, que cresce de maneira veloz e perigosa em nosso país. Espera-se uma rigorosa apuração dos fatos.”
Instituto Brasil-Israel