MAIS
    HomeDistrito FederalInstituto de Cardiologia do DF terá nova ala para transplante de medula...

    Instituto de Cardiologia do DF terá nova ala para transplante de medula

     

    Instituto de CardiologiaDF

    Unidade de saúde prestará serviço exclusivo na capital federal e tem convênios com o GDF
    Pacientes com indicação para o transplante de medula óssea terão, a partir desta quarta-feira (18), um serviço exclusivo de atendimento no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF). A instituição, que tem convênios com o GDF, inaugurará 27 leitos de internação, 12 leitos de hospital dia (internação parcial), consultório, sala de coleta de células-tronco e de apoio aos acompanhantes.

    Com o novo espaço a previsão é que tenham início os atendimentos para o transplante halogênico, quando as células transplantadas são de um doador geneticamente semelhante. Em 2013, a instituição realizou 17 intervenções, todas autólogas, quando as células transplantadas são do próprio paciente.

    Cenário

    O Brasil possui o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo. São mais de 2 milhões de pessoas cadastradas e, mesmo com esse volume, ainda é um desafio à doação, pois existe um número reduzido de doadores compatíveis.

    Poucos hospitais no Brasil têm esta licença para o transplante não aparentado devido às complexidades envolvidas no processo do transplante. A nova estrutura pretende atender o máximo de pacientes com indicação para esse procedimento, que já têm o seu doador identificado e estão aguardando, apenas, um leito para realizá-lo.

    A expectativa é que, até o fim do ano, 45 procedimentos sejam realizados na nova unidade.

    Fonte:  Jornal de Brasília

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img