MAIS
    spot_imgspot_img
    HomeDistrito FederalInstituto interditado em região carente reabre após empresa de saneamento promover reforma

    Instituto interditado em região carente reabre após empresa de saneamento promover reforma

    Instituto Pingo de Ouro reabre as portas para receber cerca de 150 crianças por mês.

     

    Fechado pela Vigilância Sanitária em março do ano passado, o Instituto Pingo de Ouro voltará a receber cerca de 150 crianças e 250 famílias por mês

     

    A reabertura do instituto filantrópico Pingo de Ouro foi motivo de comemoração para os moradores da região do Sol Nascente, no Distrito Federal. Na última quinta-feira (13), o espaço voltou a atender cerca de 150 crianças e 250 famílias por mês. Interditado pela Vigilância Sanitária em março do ano passado por falta de condições financeiras de realizar as obras exigidas, o instituto foi reformado pela Sustentare Saneamento, empresa responsável pela limpeza pública de Taguatinga, Ceilândia, Sol Nascente, Pôr do Sol, Samambaia e Brazlândia.

    A reforma incluiu a ampliação da cozinha, a construção de uma despensa com poço de ventilação e a instalação de três novos banheiros – feminino, masculino e um adaptado para pessoas com deficiência. “Todos os cômodos receberam forro e revestimento em cerâmica, e os banheiros foram equipados com vasos sanitários, pias e chuveiros, atendendo rigorosamente às normas técnicas para funcionamento”, destacou Rejane Costa, superintendente regional da Sustentare Saneamento.

    A cerimônia de reabertura do instituto contou com a presença da Secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Marcela Passamani. Durante o evento, ela destacou a importância da parceria entre a pasta e a Sustentare Saneamento no fortalecimento de ações sociais. “A Sustentare é uma grande parceira da Secretaria de Justiça. Temos um trabalho sólido no social, voltado para a transformação de comunidades”, afirmou.

    Em 2023, a Sustentare Saneamento também reformou e construiu novas instalações na creche da mesma instituição, que atende crianças entre 2 anos e 3 anos e 11 meses de idade. A creche também ficou quase um ano fechada por falta de recursos para as obras exigidas pelo órgão fiscalizador. Após as obras realizadas pela empresa de saneamento, o local tem funcionado normalmente atendendo cerca de 60 crianças por dia, em período integral, e fornecendo cinco refeições, além de banho.

    “A Sustentare tem sido para nós como um pai e uma mãe. Sem o apoio deles não existiríamos mais. Vivemos a base de doações, nada é cobrado das famílias atendidas, então não é fácil manter toda esta estrutura funcionando, muito menos realizar obras. A entrega da nova cozinha e dos banheiros trouxe muito mais conforto para todos os assistidos, fora que é desta cozinha que saem todas as refeições para a creche e o lanche para o instituto, então é muito importante para nós”, destacou Ivete Lima, presidente do Instituto Pingo de Ouro.

    Luciana Romão, moradora da região, também celebrou a reabertura do Instituto. Há anos, sua filha participa das atividades oferecidas, o que, segundo ela, faz toda a diferença no dia a dia. “Me ajuda muito, porque, em vez de ficar na rua, ela está em um ambiente seguro, aprendendo e se desenvolvendo”, ressaltou.

    Para Gláucia Lacerda, analista de responsabilidade sustentável da Sustentare Saneamento, a parceria com o Instituto Pingo de Ouro reforça o compromisso da empresa com a educação e o desenvolvimento social. “A Sustentare entende que a educação é a base para a formação de cidadãos e, ao trabalhar em parceria com o instituto, podemos contribuir para a continuidade desse trabalho realizado com tanta excelência”, destacou.

    Instituto Pingo de Ouro

    Fundado há quase 17 anos por Ivete Lima, o instituto e creche Pingo de Ouro surgiu com o objetivo de ajudar mães que precisavam trabalhar e não tinham com quem deixar seus filhos. “Naquela época, não existia nenhuma creche aqui no Sol Nascente, hoje existem algumas, mas mesmo assim, não são suficientes para atender toda demanda. Além de cuidar dos filhos passamos a cuidar das mães. Poder proporcionar uma vida melhor para pessoas carentes não tem preço, é uma alegria imensa, a realização de um grande sonho”, destacou Lima.

    O instituto Pingo de Ouro funciona das 9h às 17h30, de segunda a sexta-feira. Às segundas, quartas e sextas oferece aulas esportivas, como capoeira, judô, xadrez para crianças, além de ginástica e zumba para adultos. Às terças e quintas oferece aula de reforço escolar para crianças a partir de sete anos de idade.

    O instituto também fornece cestas básicas para as famílias cadastradas e promove cursos profissionalizantes de manicure e pedicure, de design de sobrancelha, de produção de biscoito e salgado, entre outros.

    Além de contar com o apoio da Sustentare Saneamento, a instituição recebe doações do banco de alimento do Ceasa, do Mesa Brasil e do Desperdício Zero. As Lojas Maçônicas Estrela também doam alimentos, presentes e realizam festas na instituição em datas comemorativas. Já os moradores do Edifício Península de Taguatinga doam alimentos e produtos de higiene e limpeza.

    Esta é a quinta instituição filantrópica reformada pela Sustentare, foram três no Sol Nascente, uma no Pôr do Sol e outra no Gama. A iniciativa faz parte das ações de responsabilidade social da empresa, que visam melhorar a qualidade de vida da população nas áreas atendidas pela Sustentare.

    Como Ajudar

    Os interessados em fazer doações para ajudar a manter os estabelecimentos podem realizar pix para crechepingodeouro@hotmail.com ou entrar em contato nos seguintes números: 61 99607-9056/ 99235-0492.

    Cozinha reformada e ampliada.

    Banheiro construído para pessoas com deficiência.

    Crédito das fotos: divulgação

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler