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    Irresponsabilidade orçamentária

    DO ALTO DA TORRE  ADMINISTRADOR JBR 

    Consolidado do orçamento destinado ao transporte do DF, obras e instalações dos últimos três anos revela mais um contingenciamento grave feito pelo Governo do DF. A Secretaria de Mobilidade, o Metrô, o DER e o DFTrans deixaram de usar, juntos, 94,46% dos recursos assegurados em 2015, 2016 e 2017 para duplicação de rodovias, reforma de pontes, viadutos, passarelas…

    Risco assumido

    Em 2015, ano de maior caixa da Secretaria de Mobilidade, com mais de R$ 1 bilhão autorizado, a pasta só usou R$ 14 milhões, sob a gestão do então secretário Marcos Dantas. Em 2016 e 2017 não foi diferente. Nos dois anos, a secretaria deixou de aplicar R$ 217 milhões. Nesse período, a troca de comando colocou a pasta nas mãos de Fábio Ney Damasceno, que era secretário adjunto de mobilidade.

    Nem para uma coisa nem para outra

    A Companhia do Metropolitano (Metrô), por exemplo, poderia ter usado os cerca de R$ 640 milhões autorizados nos três anos para modernizar e ampliar o Metrô, mas preferiu guardar a maior parte do recurso, inclusive sem remanejá-lo para outros programas e ações ligadas ao transporte do DF, como a manutenção, vistoria, reforma do viaduto da Galeria dos Estados. Dos R$ 640 milhões usaram pouco mais de R$ 4 milhões.

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