ITAÚ CULTURAL E O DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS DA UNB

0
6


Itaú Cultural e o Departamento de Artes Visuais da UNB – Universidade de Brasília

convidam

OFICINA teórica – tema: Portfólio de Artista

O programa Rumos Artes Visuais, edição 2011-2013 do Itaú Cultural lança edital de seleção e premiação voltado para jovens artistas e realiza oficina teórica “Portfólio de Artista” no Auditório do Departamento de Artes Visuais da UNB (em frente ao Banco do Brasil).

Datas: 31 de março, quinta e 01 de abril, sexta, das 19h às 22h.  Palestrante: Janaina Melo (veja abaixo mini bio). Entrada franca. A atividade requer inscrição antecipada.

Sobre a Oficina

A atividade é voltada principalmente para a promoção, discussão e formação ampliada acerca da experiência artística contemporânea. Seu objetivo maior é contribuir na organização, sistematização e apresentação de trabalhos de arte assim como promover uma reflexão acerca do que seja um portfólio e suas diferentes formas de elaboração. A oficina visa alcançar tal meta oferecendo exemplos e análise em grupo de portfólios e plataformas distintas de apresentação do trabalho de arte existentes na cena contemporânea. A atividade faz parte da programação de percurso de divulgação do edital Rumos Artes Visuais, edição 2011-2013, do Itaú Cultural que está percorrendo  19 capitais do país realizando oficinas ou palestras com especialistas na área.

a palestrante

Janaina Melo é historiadora com atuação na área crítica de arte, curadoria, pesquisa e ensino de história da arte. Graduada em História (FAFICH/UFMG) e pós-graduada em Arte Contemporânea (Escola Guignard, UEMG). Colaboradora da Editora C/Arte na organização de livros da coleção Circuito Atelier. Foi coordenadora do Departamento de Artes Visuais do Museu de Arte da Pampulha, entre 2005 e 2007. Assistente curatorial do Programa Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural (2008-2009). Atualmente é Coordenadora de Arte e Educação do Instituto Cultural Inhotim, Brumadinho (MG), curadora do Programa de residência artística JA CA e do Projeto Atelier Aberto – Escola Guignard UEMG. Possui textos publicados nos livros “Através: Inhotim Centro de Arte Contemporânea”. [PEDROSA, Adriano, MOURA, Rodrigo (org.)]. “Belo Horizonte: Instituto Cultural Inhotim, 2008” e “Projeto Bolsa Pampulha – Edição 2005-2006”, Belo Horizonte, 2008.

Serviços

– Local: Auditório do Departamento de Artes Visuais (VIS) – em frente ao Banco do Brasil – Campus Universitário Darcy Ribeiro – SG 01, Asa Norte.

– Datas: 31 de março e 01 de abril.

– Horário: das 19h às 22h (as duas oficinas)

– Inscrições: através do tel (61) 3107-1169 ou preferencialmente através do e-mail vis@unb.br ou profainez@unb.br .

Observação:

. Ao enviar o pedido de inscrição por e-mail escreva no assunto: “inscrição oficina”.

. No corpo do e-mail escreva: “a data que deseja se inscrever pois a oficina se repete nos dias 31/03 e 01/4; nome completo, nome da faculdade e, se não for estudante ou professor, mencione apenas a sua atividade”. Nada mais.

– Vagas: 50 pessoas cada oficina

– Público alvo: professores e estudantes de Artes Visuais (graduação e pós), artistas e profissionais ligados às Artes Visuais (críticos, curadores, editores de publicações).

Sobre o edital do programa Rumos Artes Visuais, edição 2011-2013

A proposta do programa Rumos é incentivar artista emergentes, atuantes no Brasil, tomando como critério de seleção a qualidade das obras. Serão selecionados 45 portfólios. A intenção do programa é contribuir com um olhar artístico mais abrangente, sensível à diversidade de linguagens que integram o panorama artístico do país. Os selecionados receberão bolsas, oportunidades de aprimoramento profissional por meio de ações de formação e terão seus trabalhos em exposições organizadas pelo Itaú Cultural, entre outras situações de apoio e visibilidade dos trabalhos selecionados.

Saiba mais sobre as caractrísticas do edital, regulamento e detalhes de como se inscrever e enviar materiais no site www.itaucultural.org.br/rumos .

Dúvidas sobre o edital: rumosartesvisuais@itaucultural.org.br .

Visite também o blog http://rumositaucultural.wordpress.com/ e acompanhe as atividades da caravana Rumos por todo o país e conheça também dois outros editais:  Rumos Educação Cultura e ArteRumos Jornalismo Cutural, com inscrições abertas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui