Conservador, o presidente eleito Donald Trump toma posse no próximo dia 20 em Washington, e uma comitiva de políticos do PL segue hoje para os Estados Unidos para acompanhar a cerimônia.
A comitiva do PL inclui, entre outros, o senador Izalci Lucas, o deputado federal Gustavo Gayer e a presidente nacional do PL-Mulher, Michelle Bolsonaro, que viajam hoje rumo aos EUA. O deputado federal Eduardo Bolsonaro já está nos EUA.
Como era esperado, Alexandre de Moraes não devolveu o passaporte de Jair Bolsonaro, uma vez que num passado recente, até Lula, quando estava condenado, recebeu passaporte e viajou ao exterior.
O recolhimento do passaporte de Lula foi determinado no dia 25 de janeiro de 2018 pelo juiz Ricardo Leite, que conduzia investigação sobre suposta prática de tráfico de influência internacional pelo ex-presidente.
Na decisão que proibiu Lula de viajar, ele apontou risco de que um país estrangeiro concedesse asilo político ao petista, o que inviabilizaria um processo contra ele no Brasil, caso não fosse extraditado.
A medida foi tomada após condenação do ex-presidente em outro processo, na segunda instância em Porto Alegre, por corrupção e lavagem de dinheiro, relativo ao caso do tríplex.
No recurso ao TRF-1, a defesa de Lula disse que a decisão de Leite feriu o direito dele de ir e vir e negou que ele pretenda se fixar em outro país, já que queria lançar-se candidato à Presidência da República. A defesa informou que o petista retirou de volta no dia 6 de janeiro de 2018 seu passaporte, apreendido por quase duas semanas. A defesa também informou ter intimado o então diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, a retirar o nome de Lula do sistema de procurados e impedidos da Polícia Federal, que impedia o petista de deixar o país.
O ex-presidente Jair Bolsonaro não tem condenação e é amigo pessoal de Trump, o que demonstra mais uma vez que a atual justiça tem lado e método no Brasil.
A perseguição da esquerda contra Bolsonaro é implacável e visível, tornando-o cada vez mais admirado pelo povo, que pede seu urgente retorno à Presidência.