A janela partidária para deputados federais trocarem de partido sem perderem os seus mandatos terminou na sexta-feira (1) e traz União Brasil, PSB e PTB como siglas mais desfalcadas no período.
Proporcionalmente, o PTB é o partido que mais encolheu no período. Até então detentor de dez nomes entre os legisladores, o partido reduziu sua representação pela metade ao perder sete deputados e filiar outros dois. São cinco os atuais parlamentares da sigla.
Antes do período de troca-troca partidário, o União Brasil possuía a maior bancada na Câmara dos Deputados, com 79 representantes. Agora, possui 47 e é a quarta maior força da Casa
O PSB, partido que filiou Geraldo Alckmin em março, foi outra legenda a perder uma quantidade relevante de deputados: passou de 30 para 22, com redução de 26% de sua bancada. Queda similar à do PDT, de Ciro Gomes: 28%, com atuais 18 deputados frente os 25 de antes.
No DF, Bia Kicis deixou o União Brasil e foi para o PL, e Luis Miranda abandonou o União Brasil e se filiou ao Republicanos.
* informações do G1