João Cardoso: aliado ou adversário?

0
277

O círculo mais próximo do governador Ibaneis Rocha (MDB) está de orelha em pé com uma atitude do deputado João Cardoso (AVANTE). O distrital têm atuado para que seu grupo passe a dominar o SINDAFIS, sindicato que representa os auditores fiscais de atividades urbanas do DF, carreira da qual João faz parte. O problema está na escolha do parlamentar.

Para disputar as eleições do SINDAFIS, João Cardoso conta com um grupo liderado por Dimas Júnior, seu aliado de campanha. Só que Dimas não pede segredo quando o assunto é seu repúdio a Ibaneis. Não são raros os discursos e postagens contra o governador divulgados e proferidos por Dimas em meio aos membros da carreira. Daí a desconfiança do grupo mais próximo a Ibaneis.

João Cardoso também não figura entre os deputados mais chegados ao Buriti. Um dos episódios em que essa distância fica evidenciada foi a mensagem enviada pelo governador a um de seus colaboradores depois de o Distrital, até então considerado da base, ter votado contra a orientação do governo. “Só me diga o que fazer depois com o João Cardoso”, afirmou o governador. O flagra da conversa e o assunto foram noticiados com exclusividade pelo portal Metrópoles.

O SINDAFIS é estrategicamente um dos sindicatos mais importantes do DF pela área de atuação complexa dos auditores. Além disso, a história recente mostra o quanto ter inimigos a frente de sindicatos pode ser prejudicial a quem comanda o Buriti. Um exemplo claro foi a guerra travada entre o ex-govenador Rodrigo Rollemberg e Marli Rodrigues, presidente do SINDSAÚDE. Marli teve mais destaque no embate com o Buriti do que alguns distritais de oposição. Estes são alguns dos motivos que fizeram com que a disputa entrasse no radar governista.

Auditores ouvidos pela reportagem acreditam que os planos do distrital são maiores e que o motivo da investida está na derrubada do atual comando do DF Legal e da Vigilância Sanitária e pela indicação de pessoas ligadas a João Cardoso para os cargos. O que se sabe é que a luta pelo poder está a todo vapor do Distrito Federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui