JOAQUIM RORIZ TEM MAIS DESGASTE QUE PRESTÍGIO

Os defensores da candidatura de Joaquim Roriz (PSC) a prefeito de Luziânia avaliam o bônus de ter um ex-governador na política local, mas não calculam o ônus que a presença de Roriz representa para qualquer grupo político.

Esquecem, por exemplo, que Roriz renunciou ao mandato de senador em 2007, para escapar de um processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética que poderia cassar seu mandato e torná-lo inelegível até 2022.

No ano passado renunciou de novo, dessa vez da candidatura a governador do DF, para não ser pego pela Lei da Ficha Limpa. E ele ainda está sujeito a impedimentos futuros, uma vez que o Tribunal Superior Eleitoral definiu que políticos que renunciaram ao mandato para escapar de cassação ficariam impedidos de se candidatar pelos próximos oito anos. Além disso, o Ministério Público do DF denunciou o ex-governador como chefe de um esquema de corrupção no Banco de Brasília (BRB). Há quem diga que Roriz pretende voltar a ter cargo eletivo justamente para ter foro privilegiado no julgamento desses processos. Roriz vem para o Entorno com todo seu desgaste.

Politicamente, a avaliação que se faz é que Roriz poderia impedir o crescimento do PT no Entorno, que estaria minando o poder do governador Marconi Perillo (PSDB) na região. Mas ele foi derrotado pelo PT na última eleição e a população do Entorno, e especialmente de Luziânia, que sofre uma influência grande de Brasília, acompanhou a recente trajetória de Roriz.

Marconi Perillo ofereceu o PSDB para Roriz disputar a eleição e o prefeito de Luziânia, Célio Silveira (PSDB), apoia a ideia. O vice-prefeito, Eliseu Melo (PMDB), que até então era o candidato de Célio Silveira, afirma que Roriz só será candidato se se filiar ao PSDB. “Roriz já conversou com Fernando Henrique Cardoso para que o ex-presidente esteja presente na filiação”, conta Eliseu Melo, que aceita ser vice de novo. Roriz, caso não saia candidato, teria se comprometido a apoiar a candidatura de Eliseu a prefeito. Segundo o vice-prefeito, Roriz tem mais prestígio que desgaste.

Fonte: Jornal Opção (Goiânia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui