Juiz decreta sigilo das investigações sobre queda de avião em Paraty

0
12

O Ministério Público Federal e a Polícia Federal devem ouvir testemunhas do acidente nesta terça-feira (24/1)

Fabio Motta/Estadão Conteúdo

 

O juiz da 1ª Vara Federal de Angra dos Reis, Raffaele Felice Pirro, decretou, nesta segunda-feira (23/1), sigilo das investigações sobre a queda do avião em que estava o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, e outras quatro passeoas. Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal devem ouvir, nesta terça-feira (24/1), testemunhas e outras pessoas que possam ajudar com informaçõs sobre o acidente.

 

Leia mais notícias em Brasil

 

A caixa-preta da aeronave que caiu próximo a Paraty está em processo de “secagem” e ainda não tem condições de ser ouvid, informou o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O aparelho não pode ser processado imediatamente, porque ficou em contato com a água do mar e “sofreu alguns danos.”

O acidente aéreo que matou o ministro Teori Zavaski ocorreu na última quinta-feira (19/1). O magistrado tinha 68 anos e era relator da Lava-Jato no STF. O avião de pequeno porte viajava de São Paulo para Angra dos Reis (RJ) quando caiu no mar, próximo à cidade de Paraty, no litoral fluminense. 

Além do magistrado, estavam na aeronave o empresário Carlos Alberto Filgueiras, dono do Hotel Emiliano, o piloto Osmar Rodrigues, a massoterapeuta Maira Lidiane Panas Helatczuk, de 23 anos, e a mãe dela, Maria Ilda Panas, de 55 anos.

 

JEFFERSON BERNARDES/AFP

Homenagens

O corpo de  Zavascki foi velado em clima de comoção no sábado (21/1), em Porto Alegre. Muito emocionados, os filhos do ministro não seguraram as lágrimas quando o caixão desceu ao túmulo. Todos os presentes cravaram o adeus ao ministro com uma calorosa salva de palmas. Além dos familiares, estavam na cerimônia os ministros Edson Fachini e Ricardo Lewandowski.

 

Antes de chegar à Suprema Corte, Teori foi ministro do Superior Tribunal de Justiça, entre 2003 e 2012. Também presidiu o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (RS, SC e PR) e atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul. Além disso, o ministro deu aula em diversas instituições, entre elas, a Universidade de Brasília (UnB) e trabalhou como advogado, inclusive do Banco Central do Brasil.

 

Tags: teori z