Justiça do DF bloqueia R$ 106 mil das contas de Ibaneis e outros três por doação de EPIs à cidade piauiense

0
25

A Justiça do Distrito Federal determinou o bloqueio de R$ 106,2 mil das contas bancárias do governador Ibaneis Rocha (MDB) e outros três gestores, no processo que apura possíveis irregularidades na doaçao de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ao município de Corrente (PI), cidade onde cresceu.

O repasse do material foi feito pelo governo local, durante a pandemia de Covid-19,  em meio a  reclamações da falta de equipamentos na rede pública da capital. O bloqueio foi determinado nas contas das seguintes autoridades:

Governador Ibaneis Rocha (MDB)

  • Secretário de Saúde, Osnei Okumoto
  • Ex-secretário de Saúde, Francisco Araújo
  • Prefeito de Corrente, Gladson Mascarenhas (PP)

A decisão é liminar (temporária) e foi publicada na quinta-feira (29). Cabe recurso. Segundo a juíza Sandra Cristina Candeira de Lira, a medida pretende garantir o ressarcimento aos cofres públicos do DF, caso a doação seja considerada irregular pela Justiça.

Questionado sobre a decisão, o governador Ibaneis disse que “discorda da decisão e vai interpor recurso”. Já a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) disse que “não procede” a informação de bloqueio na conta do secretário Osnei Okumoto. No entanto, o nome dele está entre os réus do processo e a decisão se estende a todos eles.

Com informações do G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui