JUSTIÇA ELEITORAL JÁ ALTEROU 18 VAGAS NOS LEGISLATIVOS

0
4
Política

Justiça Eleitoral já alterou 18 vagas nos Legislativos

 

Decisões sobre Ficha Limpa e outros recursos tornam válidos 1,2 milhão de votos e alteram divisão partidária

Mudanças atingem uma cadeira no Senado, 8 na Câmara dos Deputados e 9 nos Estados; novas mexidas são esperadas

Flávio Ferreira, Elida Oliveira e Anna Virginia Ralloussier, Folha de S. Paulo

Decisões da Justiça Eleitoral já mudaram 18 resultados nas eleições para a Câmara dos Deputados, o Senado e as Assembleias Legislativas em todo o país. As alterações tornaram válidos mais de 1,2 milhão de votos.

A dança das cadeiras promovida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) já mexeu em uma vaga ao Senado, oito na Câmara dos Deputados e nove em Assembleias estaduais.

O principal beneficiado desse “terceiro turno” das eleições foi o PP, que conquistou três cadeiras na Câmara após vitórias no TSE.

A maioria dos casos é de políticos que haviam sido barrados pelos tribunais estaduais por conta da aplicação da Lei da Ficha Limpa, de irregularidades em prestações de contas ou de problemas em documentação.

Na primeira apuração do pleito, em outubro, a votação deles foi considerada nula. Mas posteriormente eles conseguirem vitórias judiciais e levaram os TREs a realizar recontagens de votos.

É o caso, por exemplo, de Paulo Maluf (PP-SP), Beto Mansur (PP-SP) e Pedro Henry (PP-MT). Antes considerados “fichas-sujas” pelas cortes eleitorais dos Estados, agora vão para a Câmara.

Assinante do jornal leia mais em  Justiça Eleitoral já alterou 18 vagas nos Legislativos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui