Liberdade literária

livrosolidario2

Cultura e educação são à base do trabalho socioeducativo da FUNAP-DF, que lança este mês a campanha Livro Solidário. O objetivo da ação é a remição de pena dos reeducandos.

A Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (FUNAP/DF), vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (SEJUS/DF), está realizando no corrente mês a campanha “Livro Solidário”. O objetivo da campanha é arrecadar livros, a serem distribuídos nas Penitenciárias do Distrito Federal, para a remição de pena dos reeducandos.

A remição da pena é um recurso empregado por meio do trabalho ou do estudo, no qual o reeducando resgata parte da pena que lhe foi imposta, reduzindo seu tempo no sistema prisional. Lendo 12 obras no ano, a remição poderá alcançar 48 dias/ano.

Seis minutos. Esta é a média de tempo que cada brasileiro dedica-se à leitura por dia. O dado é de um estudo piloto feito no ano passado pelo IBGE, no qual foram ouvidas mais de 5 mil pessoas. A conclusão ainda é mais preocupante se comparada ao período diário que o brasileiro passa em frente à TV: 2h35. Com base na Lei Federal nº 12.433/2011 e a Lei Distrital nº 5.386/2014, a FUNAP usando das suas atribuições encampou a ideia do Livro Solidário, para ajudar na mudança de hábito que ajuda o reeducando a melhorar e explorar sua capacidade intelectual.

“Os livros libertam pensamentos deslumbrando um futuro melhor, além de ajudar a adquirir a liberdade da remição de pena”, conclui o diretor adjunto da Fundação, Dr. Paulo Fernando.

Os interessando em doar livros literários podem entregar na sede da FUNAP-DF, localizada no SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 ou entrar pelos telefones 3233-8523 / 3233-6964.

FONTE: ASCOM/FUNAP-DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui