Lira X Baleia (Round 1)

0
63

O Palácio do Planalto apoia o deputado Arthur Lira (PP-AL) para assumir o comando da Câmara dos Deputados. O parlamentar é um dos líderes do bloco conhecido como Centrão, que reúne siglas de centro-direita e, desde meados do ano passado, dá apoio ao Planalto.

Lira conta com o apoio de PP, PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, Pros, Patriota, PSC e Avante, num total de 193 parlamentares. O PTB, com 11 deputados, e o Podemos, com 10, devem seguir com ele, totalizando 214.

Como principal adversário, Lira terá o deputado Baleia Rossi (MDB). Ele conta com o apoio de PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede. Juntas, as siglas somam 261 parlamentares.

A eleição da Mesa Diretora da Câmara está prevista para 1° de fevereiro e ocorre sob voto secreto — fato que abre ampla margem para potenciais (e aguardadas) “traições”. Para ser eleito, o candidato necessita de 257 votos.

Baleia, que conta com o apoio explícito de Rodrigo Maia, e que carrega o peso de graves acusações, têm tido dificuldade de articulação. Isso sem falar no seu partido, o MDB, conhecido no Congresso Nacional como “sanguessuga de poder”. A sigla é pesada e tem muito deputado federal esquerdista que chega a torcer o nariz quando ouve falar do MDB, que ajudou – muito – a catapultar Dilma Rousseff do Palácio do Planalto para abrigar o vice- Michel Temer.

Portanto, Baleia Rossi poderá sofrer uma derrota surpreendente devido à rejeição de esquerdistas que definitivamente não acreditam no MDB.

Com isso, as chances de eleição de Arthur Lira cresceram muito nos últimos dias e ele poderá surpreender Maia e Baleia e se tornar presidente da Câmara em fevereiro.

O jogo é pesado, mas Baleia já está encalhado na praia. Quem mandou o MDB trair a esquerda?

Enquanto isso, Lira viaja pelo Brasil em busca de apoio. Nesta segunda-feira, ele conseguiu, por exemplo, o apoio do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) que reuniu seus deputados federais para apoiá-lo.

O jogo da sucessão de Rodrigo Maia já começou quente!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui