Livro “De Repente Independente” é lançado nesta sexta, com apresentação de leitura dramática realizada por estudantes do CEAN

Texto premiado pelo Ministério da Cultura, em 2019, trata a questão de gênero no contexto da Independência do Brasil 

A Biblioteca Nacional sedia, nesta sexta-feira (08/12), a partir das 19h30, o lançamento do Livro “De Repente Independente”, com apresentação gratuita de estudantes do Centro de Ensino Médio da Asa Norte – CEAN. A programação traz ainda aula aberta de xilogravura com o artista Valdério Costa. O evento conta com acessibilidade e tradução em libras para deficientes auditivos.

O espetáculo é resultado do Projeto “De Repente Independente”, que promoveu ao longo de três meses a Oficina de Leitura Dramática em Performance, tendo como base o texto premiado da dramaturga e professora de teatro Leônix. A obra reconhece a importância da Imperatriz Leopoldina como a articuladora do processo de Independência do Brasil e adota uma linguagem leve e divertida na abordagem de um tema atual de gênero.

Após o lançamento, o projeto entra na segunda etapa, que levará os alunos ao estúdio para gravar a radionovela homônima, que ficará disponível online. No final de novembro, os estudantes participaram de uma apresentação na Escola Parque 303/304 Norte. “Foi maravilhosa, superou nossas expectativas. O público do 5º ano recebeu os estudantes do ensino médio com muita empolgação. Ouviram cada palavra e, depois, as meninas foram dançar e cantar no palco o samba do empoderamento ‘Nós Somos Mulheres’, uma releitura do samba de Martinho da Vila, sob a perspectiva feminista”, explicou Leônix, idealizadora do projeto.

A ideia da iniciativa é estimular a leitura dramática e promover o protagonismo juvenil, incentivando o surgimento de jovens dramaturgos e atores. Para isso, um dos estímulos adotados foi a destinação de ajuda de custo, no valor de R$ 250,00, para garantir a autonomia dos participantes e evitar que as famílias fossem oneradas com a permanência desses estudantes por mais tempo na escola.

“Tive a ideia inovadora de gerar essa ajuda de custos porque, quando era adolescente, participava de oficinas de arte e, muitas vezes, passava fome para conseguir estar lá. Não basta dar acesso, mas garantir a permanência desses jovens nos cursos, com dignidade. Essa é a realidade de muitas pessoas e as bolsas ajudam muito”, frisou Leônix, que além de autora da peça é também diretora-geral do Projeto e professora de teatro da oficina.

As gravações da leitura dramática da peça, em forma de radionovela, serão realizadas nos estúdios Refinaria e a edição impressa já está em produção na Editora Viva, trazendo ilustrações do artista brasiliense Valdério Costa, num resultado que prestigia a arte da xilogravura, o movimento armorial, o repente e a cultura nordestina presentes no DF.

Sobre – Única obra brasiliense a ganhar o Prêmio de Incentivo à Publicação Literária – 200 Anos de Independência, do Ministério da Cultura, “De Repente Independente” reconta a história oficial, reconhecendo a participação feminina e a liderança da Imperatriz brasileira no processo pela Independência. A disseminação da peça, através de meio físicos e digitais, conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF – FAC e o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

Ao todo, serão produzidos 1000 livros impressos, incluindo alguns exemplares em Braille, para serem distribuídos em bibliotecas públicas do DF, e mais um e-book e um podcast, que ficarão disponíveis gratuitamente no Spotify e em redes sociais como WhatsApp, Instagram, YouTube, Facebook, em sites de instituições culturais e educacionais, no site do Almanaque do Teatro e de outras instituições parceiras.

SERVIÇO:

O que: Apresentação “De Repente Independente”

Quando: 08/12. Sexta-feira, a partir das 19h30.

Onde: Biblioteca Nacional

Quanto: Entrada Franca

Programação: 19h30 – Oficina de Xilogravura com Valdério Costa | 20h30 – Apresentação leitura dramática em performance – estudantes CEAN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui