Luto: Morre professora da UnB Lourdes Maria Bandeira, conhecida por pesquisas sobre feminicídio e violência contra a mulher

0
22

Foi com muita tristeza que a família informou o falecimento da Professora e Doutora titular da Universidade de Brasília, Lourdes Maria Bandeira, filha de Raimundo Guerino Bandeira e Democrata Cecília Bandeira, na cidade de Brasília, neste domingo, dia 12 de setembro às 19:25 horas.

Nascida em Ijuí, Rio Grande do Sul, Lourdes foi uma professora muito querida pelos alunos de graduação, mestrado e doutorado, além de ser uma importante referência mundial nos estudos sobre violência de gênero, tendo sido aluna do grande sociólogo e antropólogo Pierre Bourdieu, dentre inúmeras outras colaborações acadêmicas.

Com mais de 70 (setenta) artigos científicos publicados sobre a questão da violência contra a mulher, feminicídio, políticas públicas para as mulheres, e outras temáticas similares, a professora Lourdes se tornou um farol acadêmico no estudo e pesquisa da violência contra a mulher em todo mundo. Apenas em 2020 seus estudos foram citados mais de mil vezes em outros trabalhos científicos e um novo livro aguardava para ser editado e completar a lista de 12 livros escritos e inúmeros outros textos em jornais e revistas.

Lourdes foi uma mulher a frente do seu tempo, uma feminista que abriu o espaço para que a discussão da opressão às mulheres ganhasse relevância em um país extremamente machista e misógeno.

Além de uma brilhante profissional, foi também um exemplo de mãe, tia e avó, que deixa um país melhor do que encontrou, e principalmente, menos injusto com as mulheres. Uma pessoa forte, corajosa, amável, que sempre tinha uma história boa pra contar e que agora, deixará um lugar para sempre vazio e insubstituível em nossos corações.

O velório aconteceu nesta segunda-feira (13) no Cemitério e Crematório Jardim Metropolitano, em Valparaíso de Goiás. 

Que Deus conforte os familiares e amigos da querida professora Lourdes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui