MAIS DE 200 VELEJADORES NA FESTA DOS 50 ANOS DA AABB

0
13
Mais de 200 velejadores fazem a festa dos 50 anos da AABB
 
O primeiro dia do fim do horário de verão, neste domingo (21) não intimidou os velejadores de Brasília que participaram da Regata de 50 anos da AABB. Quarenta e oito barcos da classe Oceano coloriram as águas do Lago Paranoá e os 200 velejadores que ocuparam estas embarcações foram responsáveis por um grande evento – a abertura do calendário náutico de Brasília comemorando os 50 anos da AABB.
 
Uma competição saudável com ventos de 8 nós – mas com rajadas de 12 nós – não foi o vento ideal que se esperava, mas foi o  suficiente para empolgar os velejadores. O Xôpe levou o troféu Fita Azul e classificou-se em 1º lugar geral no SMP², enquanto que o veleiro Stand By Me, timoneado por Lars Grael ficou em 1º lugar no Top Five. 
 
O timoneiro do Xôpe, Luiz Carlos Ritter, do Cota Mil, comemorou a primeira conquista do ano. “Para nós foi muito bom, embora os ventos estivessem mais fracos do que desejávamos. Foi uma prova competitiva. Tivemos Lars Grael, o César Cricri, o Roberto Renner e o Sérgio Calée [do Algazarra] e foi uma competição de alto nível e começamos o ano bem”, disse Ritter, destacando que dois dos tripulantes do Xôpe estarão participando a partir desta segunda-feira (22), do pré-olímpico de Vela em Brasília, que são Rodrigo Moura (Cota Mil) e Tarcísio do Valle (Clube Naval).
 
Em quase duas horas de competição, Ritter contou que passou por momentos decisivos e por pouco não perdeu o lugar para os adversários.  “Com a nossa tática conseguimos manter o barco sob controle, mas passamos por um redemoinho, quase no final que, por pouco não perdemos a regata para o César Cricri. Conseguimos recuperar e na verdade deu mais emoção”, confessou o velejador.
 
A festa de 50 anos da Associação Atlética Banco do Brasil em Brasília contou com mais de 500 convidados e teve direito até a um  bolo de aniversário e ao tradicional Parabéns a você! A AABB-Brasília  faz parte de uma rede de AABBs com 1.242 unidades em pleno funcionamento e espalhadas por todo o território brasileiro a fim de atender aos seus associados, que contam com apoio da FENABB - Federação Nacional das Associações Atléticas Banco do Brasil.
 
Como grande incentivadora de esportes de todas as modalidades, a AABB escolheu um evento náutico para comemorar seu cinquentenário, a exemplo do que ocorre anualmente, no aniversário do Banco do Brasil, hoje com 201 anos. Com isso, no seu aniversário, a AABB recebe atletas de todas as idades e convidados para a sua festa, comemorada hoje, com a presença de tantos amigos. Muitos dos presentes à festa fazem parte da história do Clube, como os ex-presidentes Mário Nogueira, Ronnie Baptista, Eliande Lindoso, Fausto de Lima Peixoto, o atual, José Augusto de Oliveira, assim como Manoel Gomes Sobrinho, quem contribuiu no lançamento da  pedra fundamental da AABB-Brasília. 
 
Os ex-presidentes foram homenageados com placas alusivas à sua contribuição ao crescimento da AABB. Eliande Lindoso estava emocionado. “Este momento, do cinqüentenário do Clube vai ficar marcado para sempre em nossa lembrança, porque foi uma iniciativa brilhante do atual presidente, José Augusto de Oliveira, de nos homenagear. O trabalho que foi feito aqui foi pode ser atribuído a uma só pessoa. Todos que passaram por aqui deram sua contribuição e esse reconhecimento é louvável”, destacou Eliande. Ronnie Baptista falou em versos sobre sua participação na construção. “Vejo este evento de hoje como o renascimento de uma epopéia que foi iniciada em 1960 e em 2010, com a pujança, acredito que essa história é real em um país onde não se dá muito valor à sua história. Foi uma homenagem justa não só aos ex-presidentes que ainda estão vivos, mas também uma recordação aos que já partiram, a exemplo do Tarquínio. Com isso, resgatamos a história da AABB para os mais jovens, para que dêe
 m continuidade a uma história que começou há meio século”.
 
O atual presidente, José Augusto de Oliveira, revelou que já previa homenagear os ex-presidentes, e esse momento achou que seria o ideal. “Tínhamos de aproveitar o jubileu de ouro da AABB para fazer esta homenagem aos ex-presidentes que foram os responsáveis pelo que hoje é o Clube”. Quanto a regata, José Augusto ressaltou que o evento já é tradicional, porém o deste ano é revestido de uma importância ímpar, porque comemora os nossos 50 anos. “Não só reunimos aqui a família abebeana, como outros clubes que ajudaram a comemorar o aniversário da AABB. Para mim é uma honra que eu esteja no exercício da presidência da AABB-Brasília  nesse momento histórico”, avaliou José Augusto.
 
Resultado dos monotipos no sábado (20) da Regata 50 anos da AABB
 
Standard
1º lugar - Rodrigo Mendonça (Iate)
2º lugar - Rodrigo Costa Silva (AABB)
3º lugar - Felipe Nóbrega (AABB)
 
Radial
1º lugar - Priscila Castro (Iate Clube de Brasília) ICB 
2º lugar - Lucas Gama (ICB)
 
Star
1º lugar - Lars Grael (ICB)
2º lugar - Admar Gonzaga (ICB) 
 
4.7
1º lugar - Ricardo Paranhos (ICB)
2º lugar - Ana Sofia Ramos (ICB)
 
Dingue
1º lugar - David Becker (Cota Mil)
2º lugar - Tarcísio do Vale (Naval)
3º lugar - Sandro Lereno (AABB)
 
470
1º lugar - Martine Grael com Isabel Swan (Rio Iate Clube)
2º lugar - Carlos Henrique Wanderley (Iate Clube Santo Amaro - SP)
 
Optimist
1º  lugar - Felipe Rondina (ICB)
2º lugar - Nicholas Grael (ICB) 
3º lugar - Felipe Areias (ICB)
 
Associação Atlética Banco do Brasil
SCES Trecho 02 Conj. 16/17 Brasília - DF
Tel: (61) 9936-6719
       (61) 9633-5881
       (61) 3223-0078 Ramal 264
www.aabbdf.com.br
nautica@aabbdf.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui