MAIS
    HomeNotasMarina Meyer Falcão assume Diretoria Jurídica do Instituto Nacional de Energia Limpa

    Marina Meyer Falcão assume Diretoria Jurídica do Instituto Nacional de Energia Limpa

    Com vasta experiência na área de Direito de Energia, a nova diretora do INEL pretende contribuir decisivamente para a democratização de energia limpa no país_

    O INEL (Instituto Nacional de Energia Limpa) tem uma nova diretora jurídica. Trata-se da advogada especialista em Direito de Energia, Marina Meyer Falcão que assume o cargo, nesta segunda-feira (25), com objetivo de intensificar a atuação institucional e ampliar as ações e esforços do instituto no âmbito jurídico para encaminhar e acelerar a votação e aprovação do projeto de lei 5829/19 que cria o marco legal da geração de energia descentralizada e poderá viabilizar o desenvolvimento do setor no Brasil.

    O projeto já foi aprovado pelo Plenário da Câmara dos Deputados e tramita atualmente no Senado Federal. Segundo Marina, o setor de energia como um todo atravessa um momento importante no âmbito jurídico e legislativo, com a tramitação do projeto de lei que visa democratizar a energia solar no Brasil, além dos obstáculos impostos pela crise hídrica atual ao sistema elétrico nacional.

    “Vivemos um momento decisivo, em meio a uma grave crise hídrica com impactos diretos nas tarifas de luz em todo o Brasil, o que atesta a necessidade de o país apostar no seu grande potencial para a utilização de energias limpas e renováveis que, inclusive, são mais baratas. Estou feliz e confiante em assumir esse desafio junto às demais diretorias do INEL para que, juntos, possamos contribuir não apenas para o desenvolvimento do setor de energia limpa, mas também para o sistema elétrico nacional e para toda a economia brasileira”, afirma.

    O presidente do INEL, Heber Galarce destaca a importância da atuação de Marina Meyer Falcão para o setor de energia limpa e acredita que sua experiência poderá contribuir para avanço das demandas da população sobre o sistema energético.

    “Não poderíamos ter um nome melhor para assumir a diretoria jurídica do INEL. Marina já tem uma atuação marcante no setor nos últimos anos e trata-se de um grande reforço para os quadros do instituto na luta constante pelo crescimento da energia limpa no Brasil e seus benefícios para toda a sociedade”, disse.

    *PERFIL*

    A trajetória acadêmica e profissional credencia Marina Meyer Falcão para assumir a função no INEL e contribuir na batalha pela diversificação da matriz energética nacional. Além de advogada especialista em Direito de Energia, com foco em Geração Distribuída, Direito Ambiental, Contratos e Regulação, a nova diretora jurídica do INEL tem vasta experiência e atuação na área de energia limpa.

    Marina Meyer Falcão é também presidente da Comissão de Direito de Geração Distribuída da OAB-MG; membro da Comissão de Energia da OAB-MG; foi superintendente de Política Energética do Estado de Minas Gerais (2009 a 2014); foi representante do Estado de Minas Gerais na missão de Energias Renováveis na Alemanha em 2018 e nos Estados Unidos em 2016, é professora de cursos de modelos de negócio em Geração Distribuída na visão jurídica e tributária, além de ser autora de três livros sobre Direito de Energia.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img