Marsala: saiba como deixar a sua casa mais moderna e elegante com a cor do ano

ambiente3

Inspirada em um vinho italiano de mesmo nome, a cor é a eleita Pantone para 2015

Todos os anos o Instituto Pantone elege a cor que vai movimentar os cenários têxtil, gráfico e tantos outros ligados à moda. A pergunta que não quer calar é: dá para deixar a casa com os tons e cores que chegam como tendência? A resposta é sim. Seja investindo em revestimentos, móveis, eletrodomésticos ou na roupa de cama, o décor ganha charme e elegância, tanto com a cor escolhida, Marsala, como também com os tons que fazem parte da paleta de 2015, anunciada pela marca conhecida mundialmente.

A cor da vez é mais fechada, inspirada em um vinho italiano de mesmo nome. Por ser uma cor forte, especialistas alertam para uma velha dica amiga: equilíbrio. Roberto Carril, que assina projetos modernos em bairros como Asa Sul, Noroeste e em condomínios como o Ilhas do Lago lembra que é essencial levar em consideração as características dos moradores da casa, “para que as escolhas não causem desconforto em que vai conviver com elas”. Carril observa que “todos os fatores, da iluminação ao mobiliário, devem ser analisados para evitar que o espaço fique com excesso de informação e ainda valorize o ambiente e seus detalhes, como perspectiva e amplitude, que podem ser alteradas com escolhas mais claras ou mais escuras”, ensina Carril.

Especialistas ensinam também que, para quem não quer ousar muito, as cores, fortes ou mais neutras, podem ficar para os detalhes, como em uma cortina, nos tapetes, almofadas, em um móvel ou até no papel de parede. “Os móveis claros dão amplitude ao ambiente e podem ser usados em qualquer tipo de configuração, já o mobiliário colorido dá um ar jovial ao espaço e deve ser usado como um ponto de luz em uma decoração mais neutra, o ideal é que eles não sejam muito grandes”, destaca a arquiteta Gislaine Garonce.

Mudando sem trabalho

Como uma nova cor é eleita a cada ano e reformar uma casa não é das tarefas mais econômicas e prazerosas, a matemática para economizar e conseguir uma casa sempre moderna pode depender apenas de dois fatores: criatividade + flexibilidade. Por exemplo, comprar almofadas ou uma roupa de cama nos tons e cores eleitos vai causar o resultado desejado, sem que sejam dispensados grandes esforços. Isso é ser flexível e acima de tudo, criativo.

O mesmo vale para a escolha dos móveis. Os tons mais neutros podem servir de base para as cores mais fortes, sem que uma “brigue” com a outra e sem causar o tão indesejado efeito de excesso de informações. Nelma Caixeta, proprietária da Artline, sugere ainda a adoção de revestimentos para as paredes, “por se tratar de uma opção muito prática, de fácil aplicação e de grande duração, além de dispensar completamente a necessidade de um quebra-quebra”.

Pantone

O Marsala é o carro chefe para este ano, mas os tons mais neutros e sóbrios, como o nude e até mesmo o cobre, que casam facilmente com o escolhido da vez, continuam como forte tendência neste ano. Destaque também para o azul, que também está em entre as cores que serão mais usadas em 2015. De acordo com a arquiteta Bárbara Paiva, “a cor, utilizada na decoração dos mais variados espaços, favorece o exercício intelectual e tranquiliza, além de ser a cor ideal para ambientes como quartos, devido ao seu efeito calmante”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui